Volvo traz opção híbrida do XC40 por R$ 245.990
XC40 híbrido utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina e outro elétrico. Potência combinada é de 262 cavalos

Lançamentos
|
16/06/2020
|
19h14

Modelo importado da Bélgica responderá por 30% das vendas do SUV compacto



MÁRIO CURCIO, AB

A Volvo já traz da Bélgica o utilitário esportivo compacto XC40 com motorização híbrida. O carro chega num primeiro momento na versão topo de linha T5 Plug-In Hybrid R-Design, com preço sugerido de R$ 245.990. Com ele, todos os SUVs da Volvo passam a ter opção híbrida.

“Já tivemos 250 carros negociados a partir da operação de pré-venda. Eles serão entregues entre julho e agosto. Nossa previsão é vender entre 500 e 550 unidades até o fim do ano. Os híbridos vão responder por 30% das entregas de XC40”, afirma o diretor geral da Volvo Cars, João Oliveira.

A empresa promete reembolsar as despesas com eletricidade durante um ano para todos aqueles que comprarem este ou outro veículo híbrido da marca neste mês. O cálculo será feito a partir de informações armazenadas pela eletrônica embarcada no veículo e usando como base o valor médio do quilowatt/hora praticado no País.

O XC40 híbrido é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina com três cilindros e 180 cavalos associado a outro elétrico com 82 cv. A potência combinada é de 262 cv. A transmissão é automática de sete marchas.

Segundo a Volvo, ele é capaz de rodar por até 47 quilômetros utilizando apenas o motor elétrico. Como se trata de um híbrido plug-in, sua bateria pode ser recarregada por fontes externas, não apenas pelo motor a gasolina do carro ou durante as frenagens, por exemplo. Essa bateria tem cinco anos de garantia e o XC40, dois.


XC40 mede 4,42 m e tem 2,7 m de distância entre eixos. Porta-malas leva 460 litros de bagagem. Bateria pode ser carregada em eletropostos ou tomada de 220 V e tem garantia de 5 anos. Espaço interno e conforto são pontos fortes

“Ele já vem com um cabo que permite a recarga em tomada de 220 volts”, afirma o diretor de produto, André Basseto. Mais adiante a Volvo venderá um acessório para aqueles que preferem a torre de carregamento. A aposta da Volvo na eletrificação inclui também a oferta de pontos de recarga em shopping centers e mercados.

“Já são 268 pontos instalados e chegaremos a 500 até o fim do ano. Houve um certo atraso por causa da quarentena, mas vamos cumprir essa meta”, recorda Oliveira.

O XC40 T5 Plug-In Hybrid acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge 205 km/h de velocidade máxima. Segundo a Volvo, o carro percorre 25 km/l na cidade com gasolina e 24 km/h na estrada. A autonomia aproximada, segundo Basseto, é de 800 quilômetros.

O novo XC40 híbrido na versão R-Design recebe teto solar panorâmico, chave presencial, alerta de pontos cegos, faróis com facho direcional e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) associado ao pilot assist, capaz de realizar pequenas mudanças de direção.


Porta-malas tem abertura elétrica e conta com recurso hands-free, que pode ser acionado com movimento de chute sob o para-choque

Também fazem parte da lista rodas de liga leve de 20 polegadas, abertura elétrica do porta-malas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e acabamento interno com detalhes de alumínio ou preto brilhante. O som é fornecido pela Harman/Kardon. Tem 13 alto-falantes e 600 watts.

O novo carro recebe o sistema Volvo City Safety, com frenagem automática diante da presença de pedestres, ciclistas, animais e carros. O XC40 tem 4,42 metros de comprimento e 2,70 m de distância entre eixos. No porta-malas cabem 460 litros. Este que é o menor dos SUVs da Volvo foi lançado há dois anos no Brasil e surpreende pelo conforto e espaço.

EM POUCO TEMPO, SÓ HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

A Volvo Cars só terá carros híbridos ou elétricos até o fim de 2021 no Brasil. A informação foi divulgada pelo diretor geral da empresa, João Oliveira, durante a apresentação do XC40 híbrido.

“Os carros híbridos já representam 43% das vendas da Volvo no Brasil e está claro que isso tende a crescer. Quando começamos a trazer os primeiros híbridos era preciso explicar aos clientes do que se tratava, as vantagens, mas seis meses depois a procura e o interesse se tornaram espontâneos”, garante Oliveira.

Em 2019 a fabricante sueca bateu recorde de vendas no Brasil, com 7,9 mil unidades. Destas, mais de mil eram híbridas, cerca de três vezes a mais que no ano anterior. Atualmente, apenas a perua V60 é vendida somente a gasolina no Brasil e há modelos em que só há motorização híbrida, como os sedãs S60 e S90.

E todos os SUVs têm opções a gasolina e híbrida. Para este ano também é aguardado o XC40 Recharge, neste caso 100% elétrico.

Tags: Volvo, XC40, R-Design, híbrido, João Oliveira, André Basseto, Harman/Kardon.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo

Please enter your comment!
Please enter your name here