A Toyota prepara a revelação de um novo SUV para esta quinta-feira, 9 de julho.
Provisoriamente conhecido como Corolla Cross, o modelo será apresentado de forma online na Tailândia. É uma novidade muito interessante para nós por um motivo bastante simples: está praticamente certo que o carro será um dos novos SUVs que a Toyota lançará no Brasil nos próximos anos.
Corolla Cross? Pois é
Tudo indica que “Corolla Cross” realmente será o nome do SUV por aqui. Isso porque a Toyota já registrou o nome no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A (óbvia) intenção é gerar uma identificação com o Corolla, o produto de maior sucesso da empresa no mundo.
Plataforma conhecida
O Corolla Cross vai aproveitar a mesma plataforma TNGA de Corolla, RAV4 e Prius. Justamente por isso é que ele poderá ter uma versão híbrida, como acontece com o sedã.
Pequeno ou grande?
Muito se especula sobre as dimensões do Corolla Cross. Recentemente, dados vazados informavam 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,61 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Faz sentido, uma vez que o SUV será feito sobre a mesma plataforma. Assim, o novo modelo deve concorrer com Jeep Compass e o futuro VW Tarek.
Motores de Corolla
As motorizações devem ser exatamente as mesmas do Corolla. As versões mais baratas terão o 2.0 aspirado de até 177 cv, enquanto o 1.8 híbrido (que no Brasil tem tecnologia flex) será restrito à configuração mais luxuosa.
Produção em Sorocaba
O Corolla Cross deve ser fabricado em Sorocaba (SP), de onde atualmente saem as linhas Yaris e Etios. No ano passado, a Toyota investiu R$ 1 bilhão na fábrica para produzir um novo modelo com a plataforma TNGA. A expectativa era que o tal produto fosse um utilitário esportivo compacto, mas tudo indica que será o futuro SUV do Corolla.