A Nissan apresenta a versão de produção do Ariya. Previsto para estrear em meados de 2021 no Japão, o modelo é o primeiro SUV elétrico da marca e foi mostrado como conceito no Salão de Tóquio (Japão) do ano passado.
LEIA MAIS: SUV elétrico BMW iX3 pode rodar quase 460 km sem recarregar
Fabricado sobre uma nova plataforma que será utilizada em outros futuros projetos elétricos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o Nissan Ariya
é um SUV de porte médio, com 4,595 m de comprimento e entre-eixos de 2,775 m. Bem maior que o Kicks
, que é 30 cm mais curto.
Com uma carroceria que segue o estilo “SUV cupê”, os detalhes que mais chamam a atenção são o logo na grade dianteira, que é iluminado por 20 LEDs, além das grande rodas (de 19″ ou 20″) e dos finos faróis de LED compostos por quatro projetores de 20 mm.
Já no interior, o painel é minimalista e quase não traz botões, enquanto o quadro de instrumentos digital forma um conjunto único de telas com o sistema multimídia.
LEIA MAIS: Guiamos o Audi e-tron, uma síntese de vários carros em suas melhores formas
No pacote tecnológico, o grande destaque é o sistema de condução semiautônoma Pro Pilot 2.0, que utiliza um conjunto de sete câmeras, radares e 12 sensores ultrassônicos, além dos mapas 3D do sistema de navegação, para permitir a condução do veículo em uma rota pré-determinada quase sem a interferência do condutor.
Outro destaque é o Pro Pilot Remote Park, que permite ao motorista fazer manobras de estacionamento de fora do carro.
São duas opções de bateria (de 65 kWh ou 90 kWh) e quatro níveis de potência, com um motor (tração dianteira, de 218 e 242 cv) ou dois propulsores (tração integral, 340 e 394 cv).
Na configuração mais simples, com bateria de 65 kWh e motor de 218 cv, o Ariya é capaz de rodar até 450 km (ciclo WLTC Japan). Já na topo de linha, de 394 cv e bateria de 90 kWh, o SUV é capaz de rodar até 580 km.
LEIA MAIS: Mercedes-Benz EQC mostra que a revolução elétrica não assusta
A maior autonomia do Nissan Ariya
, porém, está reservada para a configuração com motor de 242 cv e a bateria de 90 kWh, que pode rodar até 610 km na estimativa da marca japonesa. Assista abaixo ao vídeo oficial do carro.