Já imaginou chegar em um estacionamento, em um local público, estacionar, fechar o carro e o vidro apresentar problema e não subir? Esse é uma situação bem comum que atinge principalmente quem tem carros que têm vidro elétrico. Veja as principais causas.

O vidro elétrico parou de funcionar? Veja o que pode ser
O vidro elétrico parou de funcionar? Veja o que pode ser

Causas de problemas no vidro elétrico

Quem tem carro com vidro elétrico pode sofrer com algumas situações inusitadas que acontecem geralmente quando há algum tipo de pane elétrica. Veja as principais causas.

Vidro elétrico parou de funcionar, o que pode ser?

Os vidros elétricos fazem parte de um completo circuito elétrico presente em todos os carros mais novos.

Por ser difícil precisar exatamente o tipo de problema que casa a pane elétrica, é necessário sempre observar os componentes envolvidos no sistema e verificar por eliminação qual o tipo de problema que pode estar ocorrendo com o vidro elétrico.

Entre os componentes estão:

  • os botões nas portas,
  • motor de acionamento (também nas portas) e
  • central de comando (sob o painel).

Isso significa dizer que, em caso de falha, algum desses componentes podem estar prejudicando o correto acionamento dos vidros.

Para iniciar a busca pelo que pode estar ocorrendo, o primeiro passo é verificar se o problema está em apenas uma das portas ou em todos os vidros.

Veja ainda: Manutenção: veja 5 sinais de que está na hora de trocar a ventoinha

Botão

O botão elétrico é responsável por transmitir a informação da central de comando até o sistema dos vidros.

Ou seja, ele é o responsável pelos movimentos como subida e descida, parada ou retração ou até mesmo o movimento de retenção de seu movimento, como o sistema de trava antiesmagamento.

O botão pode sofrer danos em caso de chuva, por exemplo, uma vez que trata-se de um componente elétrico. Neste caso, o principal problema está relacionado à corrosão e mau contato.

Caso o vidro não responda ao comando dado pela porta, mas sim o da porta do motorista, é bem provável que o problema esteja relacionado ao botão da própria porta.

No entanto, se ambos não ativam o vidro é sinal de que o problema pode estar no motor de acionamento.

Motor de acionamento

Os vidros elétricos são acionados diretamente por um motor que fica localizado no interior da porta.

Assim como o botão, em caso de chuva o motor do vidro elétrico pode ter sofrer corrosão nos contatos elétricos, rompimento da fiação de comunicação ou defeito elétrico no próprio motor.

Um dos problemas mais comuns é o isolamento do platinado, que pode ser resolvido de forma simples com um profissional especializado.

Central de comando

Tendo-se em mente a situação acima, é importante saber que caso todos os vidros elétricos não estejam funcionando devemos descartar botões e motores de acionamento.

O problema neste caso pode estar sob o painel, dentro do compartimento de fusíveis e relês do veículo.

Não existem fusíveis ou relês de controle dos vidros elétricos de comando individual. Este é para todo o sistema e não separadamente por porta ou vidro.

Assim, se todos os vidros não funcionam, o defeito deve estar num dos fusíveis. Como não há reparo, nestes casos, o recomendado é substituir por um novo em um eletricista automotivo de confiança.

Alarme

Em caso de falha no dispositivo de segurança, o acionamento do vidro elétrico com o alarme também pode ser comprometido.

Por isso, é importante observar se os vidros falham quando apenas o alarme é ativado. Contudo, se não souber resolver esse ou outros problemas associados com o vidro elétrico, busque uma loja especializada.

Leia também: Como fazer a manutenção elétrica preventiva do automóvel



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here