A empresa Urban Aeronautics desenvolveu um novo carro voador pensado para cidades. O projeto se chama CityHawk e incorpora motores elétricos para a decolagem e o pouso e ainda células de combustível de hidrogênio para a locomoção em geral.
O CityHawk tem dois tanques de hidrogênio e eletricidade gerada por dois motores elétricos que produzem juntos 952 cv de potência.
As células de combustível prometem fornecer bom desempenho e uma vida útil de aproximadamente 20 mil horas. Como outros veículos a hidrogênio, a aeronave “levaria apenas alguns minutos para reabastecer” em vez de horas para recarregar.
Já a parte motriz elétrica gera energia para os rotores, que possuem dutos especiais e “tecnologias aerodinâmicas inovadoras” que prometem aumentar o controle, a estabilidade e a velocidade, além de melhorar a segurança e reduzir o barulho.
O modelo pode ir a até 201 km/h e viajar por até 161 km antes de reabastecer. O CityHawk acomoda cinco passageiros e promete “voar para qualquer lugar e aterrissar em qualquer lugar”. No caso de alguma eventualidade, o veículo conta com paraquedas para fazer o carro pousar em segurança.
Entretanto, não se anime. O CEO da companhia disse que a novidade não estará pronta até o fim da próxima década.