A Gorky Automobile Plant (GAZ) apresentou amostras de pré-produção do primeiro veículo elétrico comercial russo, GAZelle e-NN. O site da montadora informa que estão em andamento os trabalhos de preparação para o início da produção em massa do novo modelo.
«Amostras de pré-produção do primeiro veículo elétrico comercial russo GAZelle e-NN foram montadas no transportador GAZ. O desenho do novo modelo é baseado em uma única plataforma elétrica unificada, cuja arquitetura permite a produção de uma série completa de veículos comerciais leves: caminhões-plataforma, microônibus, vans e diversas variantes de equipamentos especiais ”, diz o comunicado.
Esclarece-se que neste momento a série é representada por três exemplares de veículos elétricos GAZelle e-NN, fabricados segundo o esquema de um minibus representativo, um minibus vaivém, bem como uma carrinha combi. Segundo o fabricante, a plataforma elétrica unificada desenvolvida pelos projetistas da GAZ permite a produção de várias modificações no carro, o que permite que a produção se adapte rapidamente às necessidades do cliente, face à ainda baixa procura de veículos elétricos.
O projeto GAZelle e-NN usa componentes unificados da gama de modelos do veículo comercial leve GAZelle NEXT. O peso bruto do caminhão elétrico é de 4,6 toneladas, a capacidade de carga é de até 2,5 toneladas (modificações a bordo). A usina é representada por um motor elétrico síncrono de ímã permanente com potência de pico de 100 kW e torque máximo de 310 Nm. Capacidade de energia das baterias de armazenamento – 48 kWh
A velocidade máxima declarada do carro é de 100 km / heo alcance com uma carga é de 120 quilômetros. O fabricante esclarece que o alcance pode ser aumentado para 200 quilômetros com a instalação de baterias adicionais. Este último, por sua vez, pode ser cobrado em até 80% em apenas 30 minutos.