A Califórnia será o primeiro Estado norte-americano a proibir a venda de veículos a gasolina e diesel. O governador do Estado mais rico do país, Gavin Newsom, anunciou na quarta-feira (23) que a partir de 2035 as fabricantes só poderão vender veículos elétricos.

O decreto ocorreu dias após o Reino Unido sugerir que proibirá a venda de veículos térmicos a partir de 2030. Newsom mostrou uma grande preocupação com a questão climática. “Você merece ter um carro que não provoque asma nos seus filhos. Nossos carros não devem piorar os incêndios florestais – e criar mais dias cheios de fumaça.”, declarou. Atualmente a Califórnia está em estado de emergência devido aos enormes incêndios florestais.

No anúncio, o governador deixou a cargo do órgão regulador do ar da Califórnia, o Califonia Air Resources Boards (CARB) à elaboração dos regulamentos da nova medida. Contudo, para veículos médios e pesados o banimento foi postergado para 2045.

Dados do California Greenhouse Gas Emission apontam que 41% das emissões de gases poluentes no Estado resultam do transporte, ultrapassando até os setores industriais, de agricultura e residenciais juntos.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!