Volvo XC40 é o primeiro carro totalmente elétrico da marca (Foto: Raphael Panaro/Autoesporte)

O dia 16 de outubro de 2019 vai ficar marcado na história da Volvo. A marca sueca dá um passo importante na sua estratégia de mobilidade: a revelação do primeiro veículo totalmente elétrico. Em vez de partir do zero, a Volvo escolhe transformar o aclamado XC40 em um modelo que não emite poluentes. E o Brasil não vai ficar de fora. O SUV vai chegar ao Brasil em 2021.

São 413 cv de potência e 67,3 kgfm de torque entrega a qualquer pisada no acelerador. É força de muscle car V8. E ele anda como um. O crossover elétrico humilha nos números de desempenho: são só 4,9 segundos, tempo de esportivos como o Ford Mustang e Chevrolet Camaro. 

Por fora, o XC40 Recharge P8 AWD se passa por uma versão normal do SUV (Foto: Divulgação)

A autonomia máxima é respeitável: 400 km. A marca afirma que as baterias podem chegar em 30 minutos a 80% de carga, desde que seja em uma estações de recarga rápida.

As baterias, inclusive, ficam alocadas no assoalho do XC40 e envoltas no que a Volvo chama “gaiola de proteção” feita de alumínio e embutida na plataforma. Além de contribuir para baixar o centro de gravidade do SUV (e assim diminuir o risco de capotamento), uma zona de dissipação de energia também é criada para casos de colisão.

Um segundo porta-malas foi criado na dianteira (Foto: Divulgação)

A parte traseira também foi reforçada. O motor elétrico é parte integrante da estrutura da carroceria para obter uma melhor distribuição de energia no impacto.

Volvo XC40 elétrico (Foto: Divulgação)

Para compensar a falta do motor a combustão na dianteira, os engenheiros da fabricante sueca tiveram que reforçar a seção frontal do SUV para atender os padrões de segurança que são inerentes à marca. Sobrou espaço ainda para uma espécie de porta-malas secundário, com capacidade para mais 30 litros.

O utlitário ainda é responsável pela estreia de duas tecnologias. A Volvo fez uma parceria com a Google e a central multimídia do XC40 elétrica receberá pela primeira vez o sistema operacional Android Automotive OS.

Volvo XC40 elétrico (Foto:  Divulgação)

Os usuários terão à disposição o Google Maps, capaz de fornecer mapas atualizados e dados de tráfego em tempo real, mantendo os motoristas informados sobre as próximas situações de trânsito e sugerindo proativamente rotas alternativas, além de informar a estação de carregamento mais próxima.

O Google Assistant vai permitir que o motorista execute funções do carro pelos comandos de voz. Será possível controlar a temperatura do ar-condicionado, definir um destino, tocar  músicas e podcasts favoritos em aplicativos como o Spotify e também enviar mensagens. Tudo isso sem tirar a atenção da estrada.

Painel é digital, mas até a alavanca de marchas é a mesma do XC40 a combustão (Foto: Divulgação)

o XC40 elétrico vai estrear a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que conta com um conjunto de radares, câmeras e sensores ultrassónicos e que está até preparada para receber desenvolvimentos adicionais que servirão de base à introdução de tecnologia de condução autônoma.

Antes da variante elétrica, a Volvo vai trazer ao mercado brasileiro a versão plug-in híbrida do XC40. No primeiro trimestre do ano que vem, o SUV vai aliar o motor T5 (um inédito três cilindros 1.5 turbo) a uma unidade elétrica com potência equivalente a 82 cv. Somados, geram bons 262 cv e 43,3 kgfm de torque. Preço? Espere algo perto dos R$ 250 mil. 

A chegada está marcada para março de 2020. O XC40 híbrido está em processo de homologação. 

O XC40 T5 Twin Engine é o próximo lançamento com motor híbrido da marca.  (Foto: Divulgação)

Além de poder rodar no modo puramente elétrico, o XC40 híbrido tem a possibilidade de ser recarregado na tomada. E, ao contrário das demais configurações do XC40, o híbrido aposta em uma transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas, enquanto os companheiros têm o conhecido câmbio automático convencional de oito velocidades.

A Volvo aposta que os híbridos do tipo plug-in vão responder por 20% das vendas no ano que vem. Mas os elétricos ganharão mercado até chegarem a 50% do total em 2025.

XC90 facelift

A outra novidade da Volvo vai chegar ainda em 2019: o XC90 reestilizado. O SUV grande de até lugares ganhou retoques leves em faróis, para-choque e lanternas. A grande mudança foi a adoção de um sistema elétrico auxiliar. A tecnologia é capaz de recuperar energia das frenagens. Segundo o fabricante, a economia de combustível chega a 15% (com Julio Cabral).

XC90 passou por um leve facelift e chega até 2020 (Foto: Divulgação)



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here