A frota de veículos elétricos da Mercedes-Benz continua crescendo. Depois do SUV Mercedes-Benz EQC, a empresa agora anunciou o lançamento do seu patinete elétrico Mercedes-Benz eScooter. Desenvolvido em parceria com empresa suíça Micro Mobility Systems AG especialista em mobilidade, o novo patinete elétrico é uma opção para trajetos que não podem ser cobertos por um carro ou por um SUV.
Ele também tem uma edição especial criada em parceria com a equipe de F1 Mercedes-AMG Petronas
Em seu anúncio, a Mercedes-Benz diz que o novo veículo foi construído com componentes e materiais de alta qualidade visando sua longevidade, garantindo assim uma quilometragem de mais de 5.000 quilômetros. Além de ser bem leve, pesando cerca de 13,5kg, o novo patinete elétrico conta com um mecanismo de dobra intuitivo para facilitar o seu transporte. Com isso o Mercedes-Benz eScooter pode ser levado no porta-malas de um carro ou pode ser levado na mão dentro do metrô, por exemplo.
Com design minimalista, o patinete elétrico também vem equipado com um sistema de amortecimento frontal e traseiro, e pneus mais grossos com diâmetro de 200mm para que ele possa lidar com terrenos urbanos pouco amigáveis, como ruas com paralelepípedos. A “prancha” do patinete é mais larga, com espaço suficiente para os dois pés do usuário, e possui um revestimento antideslizante.
Reprodução/Mercedes-Benz
O motor elétrico do eScooter, com potência máxima de 500W, acelera rapidamente o patinete até os 20 km/h permitidos na Alemanha. Já a bateria 7,8Ah oferece autonomia de até 25 km. A bateria do eScooter pode ser carregada em cerca de 3 a 3,5 horas usando uma tomada doméstica e atinge 70% de carga em pouco mais de duas horas.
Reprodução/Mercedes-Benz
A coluna de direção retrátil é ajustável para se acomodar melhor à altura do usuário. O guidão ergonômico possui um acelerador à direita e freio à esquerda, além de uma buzina integrada. O visor na parte central mostra a velocidade, o nível da bateria e o modo de pilotagem em um só local.
Continua após a publicidade
O eScooter vem com um freio a tambor traseiro e com um freio de pé. Ele também traz faróis (frontal e traseiro) e refletores laterais, permitindo que ele seja utilizado durante a noite. Já a conectividade com o aplicativo Micro via Bluetooth permite que o usuário conecte seu smartphone ao suporte no guidão e monitore informações como velocidade, distância, tempo de viagem e status de carga da bateria e mais. Com o aplicativo também é possível controlar diversas funções do eScooter.
A Mercedes-Benz confirmou em seu anúncio que também está planejando oferecer a conectividade Bluetooth e uma estação de acoplamento para porta-malas em seus veículos. Com isso será possível carregar a bateria do patinete elétrico durante a viagem de carro.
Além disso, o Mercedes-Benz eScooter já foi aprovado para uso em ruas públicas na Alemanha e já atende a todos os requisitos necessários. Seu proprietário só precisa obter um seguro. A Mercedes-Benz ainda não revelou quando exatamente o eScooter estará disponível e nem o seu preço.
As especificações do patinete elétrico divulgadas pela empresa podem ser vistas abaixo:
Peso: Aproximadamente 13,5kg
Dimensões (normal):
Comprimento – 980 mm
Largura – 145 mm
Altura – 1.096 mm
Dimensões (dobrado):
Comprimento – 928 mm
Largura – 145 mm
Altura – 340 mm
Potência do motor elétrico:
Nominal – 250W
Pico – 500W
Continua após a publicidade
Bateria: 7,8 Ah; 280Wh
Autonomia: Aproximadamente 25km
Velocidade máxima: 20 km/h
Tempo de carregamento: Entre 3 e 3,5 horas
Diâmetro dos pneus: 200mm
Freios: Três – um frontal a tambor e dois traseiros de pé
Faróis: Frontal e traseiro
Amortecimento: Frontal e traseiro:
Visor integrado: Sim
Aprovado para uso em ruas públicas: Sim
Via: Robb Report, CarBlog Fonte: Daimler Global Media Site