A divisão de elétricos da BMW e a empresa Designworks se uniram para criar um novo wingsuit – vestimenta utilizada para planar no ar. Ele foi projetado para atingir velocidades mais altas e planar por mais tempo com dois motores elétricos de 10 cv de potência envolvidos em fibra de carbono.
Estes impulsionadores chegam a 25 mil rpm e funcionam por cerca de cinco minutos. Uma bateria alimenta todo o sistema, que fica na altura do peito do usuário.
O saltador e paraquedista austríaco Peter Salzmann foi o responsável por desenvolver a roupa, que antes de ser testada na prática passou por vários testes em túnel de vento. De acordo com Salzmann, pilotos experimentarão “aceleração imediata, permitindo a eles voar a velocidades de mais de 300 km/h.”
Durante um teste gravado em vídeo, Salzmann e duas outras pessoas em wingsuits tradicionais voaram a uma altura de 3 mil metros após saltarem de um helicóptero. A BMW diz que o wingsuit elétrico permitiu a Salzmann ganhar velocidade mais rápido do que seus colegas e planar para cima, como é possível ver no vídeo.
O wingsuit é revelado como parte da preparação para o evento #NEXTGen da BMW, onde a montadora mostrará o SUV elétrico iNext. Esta apresentação ocorre em 11 de novembro.