O Volkswagen ID.6 foi visto novamente em testes, mas dessa vez na China. O primeiro SUV elétrico de sete lugares da marca alemã será o irmão maior do ID.4 e terá seu lançamento mundial no próximo ano.
Com produção esperada para China e Europa, com grande possibilidade de ser feito em Chattanooga, o ID.6 é o passo lógico da VW num segmento que cresce bastante, ainda mais acelerado com a eletrificação.
Tal como na Europa, o ID.6 anda travestido de outra carro, um modelo de camuflagem que tenta enganar passando a imagem de outro produto ou marca. A VW fez isso até com o “Cetrion 3C”, que muitos brasileiros utilizam diariamente e o conhecem como Fox.
No caso desse SUV, não há como negar que seja um Volkswagen e o mesmo terá algo mais além do tamanho maior, com dois assentos extras em relação ao ID.4. Na China, comenta-se que ele portará um pacote de baterias de lítio de 111 kWh.
Essa densidade é a mesma usada, por exemplo, pela Lucid Motors. Pode ser que essa esta célula de energia que permitirá aos modelos ID Vizzion e ID Space Vizzion (Aero B) alcançarem 700 km no ciclo WLTP. Para o ID.6, no entanto, espera-se algo em torno de 600 km no mesmo padrão.
Para seu porte e peso, o conjunto estará bem dimensionado, mas chineses e europeus terão uma versão mais barata, com bateria de 77 kWh (83 kWh no total), com autonomia em torno de 450 km no WLTP. Não se sabe se este pacote será RWD ou AWD, algo que a VW pode explorar ainda.
Pelo menos na China, a informação é que ele terá somente tração integral em versões de 306 cavalos na de 77 kWh e 408 cavalos na de 111 kWh. Como ainda não se sabe a aceleração até 100 km/h, mas se um ID.6 com apenas 204 cavalos fizer em torno de 10 segundos, não será uma opção tão ruim.