Dúvidas pairam em relação à confiabilidade de novos veículos elétricos vendidos nos Estados Unidos. Isso é o que aponta uma pesquisa feita pela Consumer Reports. O estudo indica que vários elétricos recentes estão cheios de defeitos, contradizendo o discurso das fabricantes de que esse tipo de veículo é mais simples e, portanto, menos problemático que os com motor a combustão.

O relatório, a princípio, reúne dados de 329 mil veículos, e destaca que alguns elétricos novos apresentam problemas passíveis de cobertura pela garantia. Entretanto, levantam dúvidas quanto a confiabilidade e qualidade. São várias as queixas por parte dos proprietários.

A pesquisa da Consumer Reports cita que os modelos recentemente introduzidos no mercado tendem a ser menos confiáveis ​​do que os já existentes há algum tempo, justamente, por apresentarem mais problemas. Contudo, a série de novos veículos elétricos que vem sendo lançada ultimamente não é exceção.

Em contrapartida, vale deixar claro que os reais problemas dos novatos não são apenas baterias e transmissões, aponta a maior entidade de avaliação de automóveis dos Estados Unidos.

Quais são esses eléricos?

A partir de informações partilhadas por proprietários, a Consumer Reports aponta Audi e-tron, Kia Niro EV e Tesla Model Y como os campeões de defeitos.



Os proprietários do SUV elétrico da Audi relataram falhas no sistema de transmissão e partida e, também, problemas em sistemas eletrônicos. Já os donos do Tesla Model Y alegaram problemas de qualidade de fabricação, como pintura danificada e painéis de carroceria desalinhados. Já os defeitos do Kia Niro EV incluem, especialmente, falha no desempenho do motor elétrico.

Respostas

Questionadas pela Consumer Reports, tanto a Audi como a Kia responderam que estão cientes das questões e, por isso, trabalhando para resolver os problemas relatados. A Tesla, entretanto, não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Por enquanto, a Consumer Reports removeu e-tron e Niro EV da sua lista de recomendados – baseada em bons resultados de testes e confiabilidade. O Modelo Y não estava na respectiva lista, portanto, continua de fora.

elétricos
GM/Divulgação

Veteranos

Cabe frisar que, modelos elétricos mais antigos, como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf, se saíram melhor na pesquisa de confiabilidade. A comparação foi baseada com os lançamentos mais recentes.

Por outro lado, como foram encontrados diversos problemas em novos elétricos, a Consumer Reports decidiu questionar a confiabilidade de Ford Mustang Mach-E, Mercedes-Benz EQC e Porsche Taycan antes mesmo de testá-los. A entidade alega que esses carros são totalmente novos, no entanto, sem histórico. Além disso, foi apontado que nem sempre a tecnologia dos elétricos é problemática. A culpa é, também, de outros sistemas que, geralmente, são adicionados aos novatos para ampliar a percepção de tecnologia e luxo.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!