O resultado do Prêmio UOL Carros, do qual esta colunista é jurada, foi divulgado nesta terça-feira (15) e já levantou algumas polêmicas.

A Fiat Strada foi considerada o destaque do ano, vencendo o Chevrolet Tracker e o Volkswagen Nivus. O Peugeot 208, por exemplo, considerado caro e pouco vendido, desbancou o Volkswagen Polo. O Caoa Chery Tiggo 8 também surpreendeu o público e venceu a briga contra o Jeep Compass e Ford Territory. Confira minha avaliação sobre os principais resultados do prêmio.

A Fiat Strada venceu a principal briga: a de destaque do ano. Como frisei em minha análise (aqui), nem todas as versões são competitivas, mas a nova Strada atendeu a demandas de muitos consumidores: ter um carro para atender a família e o trabalho ao mesmo tempo. Não é à toa que está entre os carros mais vendidos do Brasil.

A categoria de carros mais vendidos do país, os hatches compactos, foi disputada pelo Fiat Mobi, que ganhou a sua primeira atualização visual desde o seu lançamento, o Peugeot 208, que chegou em nova geração, e o Volkswagen Polo, que lançou a configuração esportiva GTS neste ano. Apesar de o 208 ter pontos negativos, como relatamos aqui, foi a maior novidade entre os concorrentes, e com design externo e interno realmente surpreendente.

Na categoria de sedãs compactos, por outro lado, a grande novidade não saiu vencedora. O repaginado Nissan Versa, Caoa Chery Arrizo 5 e Chevrolet Onix Plus (que ganhou a versão Midnight) concorreram e o Chevrolet saiu campeão. Dessa vez, o que falou mais alto foram as tecnologias pioneiras em carros populares trazidas pela GM, como wi-fi a bordo. O Versa, mesmo sendo uma boa opção, acabou ofuscado pelo sedã mais vendido no Brasil.

A categoria de SUVs Compactos teve uma disputa muito justa e equilibrada. Com muitas novidades em 2020, os finalistas foram Chevrolet Tracker, Renault Duster e Volkswagen Nivus, e o último levou a melhor. A grande sacada da Volkswagen foi o pioneirismo de trazer o estilo SUV cupê, antes disponível apenas em modelos premium.

Um degrau acima, entre os SUVs Médios, Chery Tiggo 8, Jeep Compass e Ford Territory disputaram. O Tiggo 8, com seus sete lugares, ofuscou o Jeep Compass, que só terá novidades reais no ano que vem, e o Ford Territory, que veio com preço altíssimo por conta da desvalorização do real.

Confira os campeões de todas as categorias

Hatch Compacto
Concorrentes:
Fiat Mobi
Peugeot 208
Volkswagen Polo
Vencedor: Peugeot 208

Sedã compacto
Concorrentes:
Caoa Chery Arrizo 5
Chevrolet Onix Plus
Nissan Versa
Vencedor: Chevrolet Onix Plus

Sedã médio
Concorrentes:
Caoa Chery Arrizo 6
Kia Cerato
Honda Civic
Vencedor: Honda Civic

SUV compacto
Concorrentes:
Chevrolet Tracker
Renault Duster
Volkswagen Nivus
Vencedor: Volkswagen Nivus

SUV médio
Concorrentes:
Caoa Chery Tiggo 8
Ford Territory
Jeep Compass
Vencedor: Caoa Chery Tiggo 8

SUV Premium
Concorrentes:
Audi Q3
Mercedes-Benz GLB
Volvo XC40
Vencedor: Volvo XC40

Picape
Concorrentes:
Fiat Strada
Mitsubishi L200
Volkswagen Amarok
Vencedor: Fiat Strada

Esportivo
Concorrentes:
Audi R8
Ford Mustang Black Shadow
Porsche 911 Turbo
Vencedor: Porsche 911 Turbo

Elétrico ou híbrido
Concorrentes:
Audi e-tron
JAC iEV330P
Mercedes-Benz EQC
Vencedor: Audi e-tron

Importado
Concorrentes:
BMW X6
Land Rover Defender
Volvo Polestar
Vencedor: Land Rover Defender

Utilitário
Concorrentes:
Fiat Doblò Cargo
Mercedes Sprinter
Peugeot Jumper Mini Bus
Vencedor: Mercedes Sprinter

Destaque do ano
Concorrentes:
Chevrolet Tracker
Fiat Strada
Volkswagen Nivus
Vencedor: Fiat Strada

Montadora do ano
Concorrentes:
Caoa Chery
Fiat
Volkswagen
Vencedor: Volkswagen

Paula Gama é jornalista especializada no mercado automotivo há cinco anos, Nesse período já testou mais de cem modelos de veículos no Brasil e no exterior. É apaixonada por história e tem como hobby visitar museus que contam a trajetória automotiva pelo mundo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here