Projeto Tucana: Jaguar Land Rover quer menos peso e mais alcance

O peso é um dos vilões dos carros elétricos devido à massa das baterias, que contribuem para aumentar em muito o peso de um carro elétrico, em média 33%. Além disso, elas representam um terço do custo de um veículo elétrico.

Como ainda não se conseguiu reduzir o peso das células para um nível aceitável, alguns fabricantes buscam alternativas para tornar seus carros mais eficientes, ampliando a autonomia usando baterias com menos kWh.

Na Jaguar Land Rover, há um projeto nesse sentido e ele é chamado Tucana. Conhecida constelação do hemisfério sul, o nome foi aplicado ao projeto da empresa inglesa, que visa reduzir o peso do carro em vez da bateria.

O objetivo da Jaguar Land Rover é aumentar a autonomia e cortar com isso 4,5 milhões de toneladas de CO2 entre 2023 e 2032, utilizando uma carroceria mais leve em seus carros híbridos e elétricos.

Pelo período indicado, o primeiro carro da JLR com essa nova estrutura será lançado daqui a dois anos. Utilizando uma carroceria que parece ser de um crossover, mas sem nenhuma relação com I-Pace, E-Pace ou Evoque, a empresa investiga o emprego de materiais mais leves e compósitos para cortar peso.

Projeto Tucana: Jaguar Land Rover quer menos peso e mais alcance

Além disso, o projeto Tucana envolve ainda o emprego de novas técnicas de produção com moldagem de peças maiores, gerando maior rigidez estrutural e reduzindo o peso gerado com as soldas.

Dessa forma, o carro elétrico ficará mais eficiente sem um aumento de kWh, hoje necessário para se obter mais alcance. No projeto da Jaguar Land Rover, a engenharia britânica conseguiu a fusão de fibra de carbono e fibra de vidro num monocoque 30% mais rígido que o normal e 35 kg mais leve.

Espera-se que para o próximo ano, o Tucana já tenha os primeiros protótipos rodando nas ruas da Europa. O projeto deve gerar então um novo modelo, um crossover híbrido e elétrico que pode ser uma porta de acesso para a Jaguar, dada as formas da carroceria. Provavelmente será um rival do Mercedes-Benz EQA.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here