A Apple e a Hyundai estão perto de um acordo para a produção de um veículo elétrico autônomo próprio. A informação foi dada por jornalistas da CNBC na quarta-feira (3), citando várias fontes familiarizadas com o projeto.
Caso acertem a parceria, o automóvel será da marca Apple e construído na fábrica da Kia, em West Point, na Geórgia, Estados Unidos.
Segundo o portal Insider, fontes disseram que o negócio ainda não foi fechado e que a Apple pode decidir por outra montadora, em vez ou além da Hyundai. A empresa de tecnologia deseja construir o carro na América do Norte com uma marca que vai deixá-la tomar as rédeas quando o assunto for software e hardware.
Ainda não se sabe muitos detalhes sobre o veículo em si. Uma fonte relatou à CNBC que ele seria autônomo, ou seja, sem motorista, e voltado para “a última milha” (last mile), indicando que pode ser de natureza comercial. O lançamento deve ser em 2024.
Há anos circulam rumores de que a Apple planeja construir um veículo elétrico, e as especulações se intensificaram nos últimos meses. Em dezembro do ano passado, a Reuters informou que a empresa criada por Steve Jobs planejava lançar um modelo autônomo, e que ele não seria comercial, mas um veículo de consumo. Assim, ao invés de competir com companhias de táxi robô como a Waymo, ela provavelmente rivalizaria com as fabricantes de carros elétricos como Tesla e Rivian.
Quer conferir os conteúdos exclusivos de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.
Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.