Para os apreciadores de ficção cientifica, com um exemplo mais concreto, da saga Star Wars, seguramente que este veículo poderá trazer alguma familiaridade. Estamos perto de trazer a ficção para a realidade. A startup Airspeeder mostra o seu novo “carro de corrida” voador elétrico.
Esta máquina é capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,3 segundos.
Carro de corrida ou bólide voador?
O veículo elétrico, que destacamos entre aspas “carro de corrida”, não é qualificado como tal pela empresa Airspeeder. Aliás, não tem sequer rodas. Portanto, o Airspeeder Mk3 é realisticamente um drone elétrico gigante de descolagem e aterragem vertical (VTOL).
No momento, os conceitos mostram um assento para um piloto, e a Airspeeder planeia testar voos com tripulação no futuro. Contudo, por enquanto, esta é para já uma máquina voadora pilotada por controlo remoto.
Airspeeder Mk3 é um drone gigante elétrico
Como o nome sugere, esta é a terceira versão do conceito e a Airspeer está a trabalhar afincadamente há três anos.
Segundo a empresa, por trás do projeto está uma equipa de engenheiros da Mclaren, Babcock Aviation, Boeing, Jaguar Land Rover, Rolls-Royce e Brabham. Juntos desenvolveram as primeiras versões do Mk 3.
A ideia é iniciar uma nova série de corridas com pilotos que irão controlar remotamente o Airspeeder. Tendo em conta as velocidades e o perigo envolvido, o controlo remoto parece uma boa ideia.
No entanto, a corrida deve ajudar o Airspeeder a provar a segurança dos seus sistemas LiDAR e de prevenção de colisão por radar. Com estes testes implementados, as versões pilotadas por humanos no futuro serão mais fáceis de vender.
A empresa Airspeeder tem planos para testar o veículo em breve. Assim, supondo que tudo vai correr bem, a startup deve anunciar mais detalhes sobre as corridas nas próximas semanas.