Acabou o segredo em relação à nova geração do Honda HR-V. Imagens de patente do novo SUV japonês foram vazadas nesta quarta-feira (10) num perfil do Facebook baseado na Noruega. O autor da publicação é Vanhoe Rage, que mora em Hell, uma cidade de apenas 1.600 habitantes na Noruega. O post do Facebook revela as imagens de patente do novo Honda HR-V, que será lançado este mês e chegará ao Brasil em 2022.
As imagens de patente mostram que a nova geração do Honda HRV abriu mão de uma grade enorme, como tem sido comum nos carros lançados recentemente na Ásia. O HR-V é vendido também no Japão, mas como o nome Vezel.
Na frente, os faróis são conectados por uma peça de acabamento que provavelmente virá com acabamento cromado. Logo abaixo fica a grade do radiador decorada com cromo. O formato da grade lembra a geração anterior do Hyundai HB20. Na parte inferior fica mais uma entrada de ar, tendo nas extremidades dois faróis auxiliares bem horizontais. O capô não tem muitos vincos, o que deixou o design mais limpo.
Nas laterais, as imagens de patente do Honda HR-V de 2022 mostram o veículo sem barras de teto, mas nos carros de desenvolvimento flagrados em testes havia esse equipamento. A linha de cintura começa nos faróis dianteiros e vai até as lanternas traseiras. A área das janelas traseiras são bem longas. Elas finalizam com as maçanetas embutidas na porta, mantendo o que já existe no atual HR-V..
Toda a parte de baixo do carro é envolvida por um material de plástico, inclusive as caixas de rodas, o que é bastante característico dos SUVs. O que mais chama a atenção, entretanto, é a forte inclinação da coluna C, mostrando que a Honda optou por uma carroceria mais próxima ao estilo SUV cupê.
Na traseira, há vários vincos que “enrugam” a carroceria, além de duas lanternas horizontais divididas, não muito grandes, que são ligadas por um filete cromado. As luzes das lanternas tem nove pequenos blocos na parte inferior.
O novo Honda HR-V será ligeiramente maior do que o atual: 4,40 m de comprimento (contra 4,32 m), 1,79 m de largura (contra 1,77 m) e 1,59 m de altura (contra 1,58 m). A grande dúvida é quanto à motorização. É certo que na Europa e no Japão do novo Honda HR-V/Vezel ganhará o sistema híbrido iMMD, formado por um motor 1.5 a gasolina e dois motores elétricos. O câmbio deve ser o CVT, como hoje. O carro fará sua estreia mundial na Europa no dia 18 de fevereiro.
Quanto ao Brasil, a segunda geração do Honda HR-V só deve chegar em 2022. Isso porque a marca japonesa está empenhada no lançamento do inédito City Hatch, que vai entrar no segmento de compactos superiores, para se posicionar ao lado ou acima do Chevrolet Onix Premier, com a missão de suprir o mercado de hatches médios, praticamente abandonado pelas montadoras.
Veja também: