A Hyundai lançou nesta semana o Bayon, SUV compacto inédito feito sobre a plataforma do hatch i20, primo do HB20. Com o sucesso do segmento, tem sido cada vez mais comum fabricantes criarem utilitários esportivos baseados em hatches. É como adaptar um modelo que já está pronto para fazer mais sucesso.

O Bayon foi projetado especificamente para a Europa e tem como principais pontos fortes bom aproveitamento do espaço, segurança e conectividade. É o menor membro da família de SUVs da Hyundai — se é que podemos chama-lo de SUV.

São 4,18 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,49 m de altura e 2,58 m de entre-eixos. Vale lembrar que a montadora promete um SUV menor ainda, que já foi flagrado e é conhecido apenas pelo nome-código AX1.

Hyundai Bayon tem 4,18 metros de comprimento, 5 cm a menos que o Jeep Renegade — Foto: Divulgação

Para dar uma ideia do tamanho, o Bayon tem praticamente as mesmas dimensões do Chery Tiggo 2. O Hyundai é dois centímetros menor que o modelo chinês e cinco centímetros menor que o Jeep Renegade.

Principal ponto forte do lançamento é o aproveitamento do espaço interno — Foto: Divulgação

A diferença é bem maior se compararmos com o irmão Hyundai Creta, que tem 11 centímetros a menos no comprimento. Mas o que surpreende é o entre-eixos praticamente igual. São 2,59 metros no Creta e 2,58 metros no Bayon. O porta-malas também é espaçoso: são 411 litros, segundo a fabricante.

Porta-malas tem 411 litros de capacidade — Foto: Divulgação

Além da plataforma, o novo SUV da marca irá usar o conjunto mecânico do i20. As versões mais baratas terão um 1.2 de 84 cv com câmbio manual de cinco marchas.

As configurações mais caras irão adotar um três-cilindros 1.0 turbo de 100 cv com opção de câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Algo interessante é o sistema híbrido-leve de 48V para o motor turbo, que passa a render 120 cv.

O interior é muito parecido com o do i20, com painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 10,25 polegadas e conexão para Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto. Duas portas USB para os passageiros da frente e uma para os traseiros permitem que até três dispositivos sejam carregados simultaneamente. O sistema de som é da Bose e há carregamento do celular por indução.

Modelo compartilha o interior com o do hatch i20 — Foto: Divulgação

O SUV tem ainda uma infinidade de recursos de segurança, como os assistentes de permanência em faixa, de ponto cego, de tráfego cruzado traseiro, de estacionamento, entre outros.

O visual futurista tem linhas fortes e luzes de LED em forma de flecha. O Bayon está disponível com rodas de aço de 15 polegadas ou de liga leve de 16 ou 17 polegadas.

Lanternas de LED têm formato de flecha — Foto: Divulgação

É certo que o Bayon faria sucesso no Brasil, apesar de ser pouco provável que seja lançado por aqui. Apesar disso, revela uma tendência forte entre os SUVs: conectividade e segurança como prioridades.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here