Nem todo design de carro elétrico precisa ser chato e futurista. É o que mostra o Alpha Ace, uma família de carros elétricos com uma nova proposta nos Estados Unidos. O Ace Jax, por exemplo, é um crossover cupê. Todos os carros da Alpha Motor Corporation, uma pequena montadora que segue na contramão do mercado, adotam o design retrô e são 100% elétricos.
A Alpha Motor é uma startup de carros elétricos sediada na Califórnia, berço das maiores empresas de inovação e tecnologia do mundo. Por se tratar de uma empresa extremamente nova — visto que foi fundada em novembro do ano passado — a Alpha Motors ainda é desconhecida não só pela maioria dos brasileiros, como até mesmo pelos americanos.
Ao contrário das demais montadoras, que apostam cada vez mais em carros maiores, luxuosos e potentes, a Alpha vai na contramão do mercado. Ainda que os veículos elétricos não sejam exatamente uma novidade, a startup aposta em modelos com design retrô. Essa diferenciação, aliás, contribuiu para que a marca pudesse chamar bastante atenção nos últimos meses.
Por enquanto, a Alpha revelou apenas três modelos, todos construídos sob a plataforma modular da marca. O primeiro deles foi o cupê Alpha Ace, que traz um design minimalista que lembra os carros dos anos 70 e 80. Com capacidade para apenas duas pessoas, o Alpha Ace tem uma autonomia de até 400 km, e também conta com uma configuração esportiva. De acordo com a Alpha, a versão Performance Edition acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 s e atinge 200 km/h. A autonomia da versão, por sua vez, é de 354 km.
Além das duas versões do Ace, a Alpha também revelou o Jax, um crossover cupê. Também elétrico, o Alpha Jax traz um visual que lembra o modelo Ace, mas adicionando apliques estéticos típicos de carros fora-de-estrada. Equipado com um rack de teto nada discreto, o destaque do modelo são as luzes de led auxiliares na peça e também no quebra-mato dianteiro.
Há ainda a picape Alpha Wolf. Apresentado há duas semanas, o modelo também traz design retrô e conta com tração 4×4. Ao contrário das grandes picapes americanas, o Wolf traz dimensões pouco menores do que o Fiat Toro. Com capacidade para apenas dois passageiros, o modelo tem autonomia de até 137 km e acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,3 segundos.
No entanto, quem quiser adquirir algum dos carros da Alpha precisa ter paciência. Isso porque até agora, os modelos estão em fase de reserva, e ainda não tiveram a produção confirmada. De acordo com a startup, é necessário que haja demanda — aferida pelas reservas — para que os modelos possam chegar de fato às ruas. Por enquanto, a expectativa da Alpha é entregar as primeiras unidades apenas em 2023. Até lá, a marca promete apresentar outros modelos, entre eles, um veículo comercial que pode ser configurado como SUV, furgão ou picape.
Veja também: