A BMW revelou o novo i4, primeiro sedã totalmente elétrico da marca alemã. Com 530 cv de potência (390 kW) na versão topo de linha, o modelo tem como atrativo seus quase 600 km de autonomia com o máximo de carga. O objetivo da marca é rivalizar com os carros premium da Tesla, Volkswagen e Porsche.
Confirmado para o mercado brasileiro, o sedã i4 segue a linha de design atual da BMW. Com DNA dos Série 4, o modelo tem características de cupê e mantém a polêmica – e enorme – grade dianteira dupla.
Leia mais:
+ Os carros elétricos mais baratos do Brasil
+ 6 benefícios de ter um carro elétrico
+ Quais são e quanto custam os carros elétricos no Brasil?
O i4 será vendido em três versões, sendo a eDrive35 e eDrive40 com motores elétricos no eixo traseiro, enquanto a topo de linha, a M Performance, terá tração integral com motores em ambos os eixos. Essa versão mais apimentada pode chegar de 0-100 km/h em apenas 4 segundos.
O modelo não tem data exata para chegar, mas é esperado para entrar no mercado brasileiro em 2022. Sua fabricação deverá ser iniciada na Alemanha ainda no terceiro trimestre de 2021, sendo que ele já roda em testes na Europa.
A parte interna do veículo ainda não foi mostrada com tantos detalhes, mas a marca já confirmou que o i4 será equipado com a oitava geração do BMW iDrive, novo sistema multimídia que estará presente também no iX, SUV 100% elétrico de mesma plataforma modular.
O preço do i4 ainda será definido, mas vale lembrar que o Série 4 atual chega ao Brasil custando na faixa de R$ 370 mil. Por sua semelhança com o irmão a combustão, provavelmente o elétrico virá com valor acima disso.
Em seu catálogo de veículos, a BMW atualmente comercializa vários veículos híbridos, dentre eles o Série 3. Mas 100% elétrico, a empresa oferece apenas o i3, que recebeu um novo visual recentemente.