Após quatro anos fora de seu catálogo, a Tesla promete trazer de volta o modelo Roadster. O anúncio da segunda geração foi feito por Elon Musk em seu próprio perfil no Twitter. O CEO da Tesla ainda revelou um plano ambicioso para o superesportivo elétrico: atingir de 0-96 km/h (60 mph) em apenas 1,1 segundo.
Se isso realmente acontecer, o novo Tesla Roadster será o carro com a aceleração mais rápida do mundo.
Há pouco mais de três anos, em novembro de 2017, Musk já comentava sobre essa nova geração do Roadster e previa que o modelo pudesse atingir de 0-100 km/h em 1,9s, superando os 400 km/h.
Leia mais:
+ Maserati anuncia Levante Hybrid: o 1º SUV híbrido da marca
+ Stellantis promete ter 39 modelos eletrificados em 2021
+ Brasileiro é o 1º dono de Lamborghini de R$ 20 milhões
A nova estimativa, segundo Musk, é possível graças ao pacote opcional de motorização de foguete de ar comprimido da SpaceX, empresa aeroespacial que também é administrada pelo bilionário.
Na publicação, o “Tony Stark” da vida real ainda fez uma alerta para os que têm alguma condição médica desfavorável. Ele comparou a experiência do carro com as emoções intensas que podem ser vivenciadas nas montanhas russas.
Também neste ano, Musk já havia dado alguns detalhes de como as novas tecnologias seriam aplicadas no veículo. Serão dez bocais ao redor do cupê em conjunto com os motores elétricos para que o conjunto consiga “voar baixo”.
Dois propulsores estarão localizados na parte traseira, enquanto outro estará acoplado na parte dianteira. A alimentação deles será feita por baterias de 200 kWh.
O gás dos motores ficará armazenado em temperatura baixa dentro de um tanque a 10.000 psi (libra-força por polegada quadrada). O processo de pressurização será realizado pela própria bateria do carro.
Esse sistema pode ser comparado com o mecanismo utilizado pela SpaceX para conseguir domar os seus foguetes após eles serem lançados. Parece coisa de filme do 007, quando a placa do Aston Martin abaixa e James Bond atira contra seus rivais. A diferença é que ao invés de sair munição do Tesla vai ser despejada potência dando um “boost” na aceleração do carro.
Você deve estar se perguntando: “e na hora de fazer curva”? Afinal, foguete não faz curva fechada. Para isso, o carro terá propulsores dos lados, garantindo uma boa performance nesses trechos. O sistema também ajudará na parte dianteira, caso haja uma frenagem de emergência.
Obviamente, esse sistema é proibido em várias partes do mundo, mas vamos aguardar se tudo isso sairá do papel mesmo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)