Além dele, há os projetos CC24, que prevê um SUV, e CC26, de um sedan. Enquanto o CC26 está por enquanto suspenso e em reavaliação, o CC24 segue adiante no desenvolvimento. Em princípio, acreditava-se que ele chegaria para ocupar o lugar do monovolume Aircross, descontinuado pela marca no ano passado. Mas não será assim.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

A Mobiauto pode afirmar que o modelo é um SUV de porte um pouco maior e sua missão será substituir o C4 Cactus no Brasil. Isso significa que o porte altinho do novo C3 não foi definido assim por acaso: caberá a ele suceder o antigo C3 e o Aircross de uma só vez.

Tal qual o novo C3 (CC21) em relação ao homônimo europeu, o novo C4 não terá nada a ver com o C4 “hatch cupê” oferecido pela marca na Europa. A origem do projeto é indiana e sua missão será brigar diretamente com o novo Hyundai Creta. Será no SUV da marca coreana que a Citroën se inspirará para definir as dimensões e especificações de seu novo modelo.

Leia também: Caoa Chery Tiggo 8 atualiza central para enfim ter Android Auto

E se o novo Creta ganhou na Índia o irmão Alcazar, com entre-eixos esticado e espaço para sete passageiros, e que tem chances de ser comercializada no Brasil, nossas apurações indicam que o novo C4 também está sendo projeto para oferecer configurações de cinco ou sete lugares. 

A projeção do SUV, ainda meramente ilustrativa, foi feita com exclusividade por Renato Aspromonte com base na atual identidade visual da Citroën, mas seu design definitivo ainda é um mistério.

Leia também: Novo Peugeot 3008 tem grade que “se dissolve” a R$ 230.000

Novo Citroën C4 SUV terá na mira no Hyundai Creta, incluindo sua derivação de sete lugares, Alcazar

Por enquanto, só a variante de cinco pessoas está avalizada pela matriz para ser vendida no Brasil, mas a divisão local estuda a possibilidade de comercializar também a configuração esticada em nosso mercado, a fim de brigar com o próprio Alcazar, caso ele chegue ao nosso país, e com a sucessora da Chevrolet Spin.

O nome C4 deve ser usado pelo SUV, mas ainda não se sabe se virá sozinho ou acompanhado de um sobrenome, como o próprio Cactus ou Aircross. O modelo usará a mesma plataforma CMP simplificada do novo C3 e terá como missão substituir o atual C4 Cactus no mercado nacional, até porque este último não ganhará uma nova geração na Europa.

Leia também: Jeep Commander poderá ter motor a diesel híbrido leve 

Como o C4 Cactus não é vendido na Índia, por lá o novo C4 derivado do projeto CC24 já tem caminho livre para ser lançado no segundo semestre do ano que vem. O Brasil deve demorar um pouco mais a recebê-lo, visto que o próprio C4 Cactus ainda deve passar por uma reestilização de meia vida antes. Por aqui, podemos esperá-lo entre 2024 e 26. 

Sua motorização já deve se beneficiar da fusão entre FCA e PSA, com possível uso dos motores 1.0 e 1.3 turboflex da família GSE. Há até chances de vermos uma versão híbrida em linha, visto que, de acordo com o site Autos Segredos, a Stellantis trabalha para produzir motores híbridos e elétricos no Brasil.

Você também pode se interessar por:

Citroën C3 enfim muda no Brasil em 2021 e traz junto sedan e SUV
Os carros mais econômicos do Brasil nos últimos 10 anos
Stellantis: como fusão afetará Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën no Brasil
SUV vs sedan: qual tipo de carro vale mais a pena?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here