VOCÊ SABIA?

Entenda o que são carros elétricos e híbridos, seus desafios e porque a Volvo decidiu vender apenas esses veículos no Brasil.

A Volvo é mais uma empresa gigante que decidiu dar um passo largo em direção a um mundo ecologicamente responsável: vai comercializar apenas carros híbridos e elétricos no Brasil.

Quais as vantagens de um carro elétrico?

A medida faz parte da sua agenda de vender apenas carros ecologicamente sustentáveis até 2030. Para entender melhor a situação, nesse artigo, veremos:
Quais as vantagens de um carro elétrico?
Quais as desvantagens dos carros elétricos?
E o que podemos falar dos carros híbridos?
Volvo vai vender apenas carros elétricos e híbridos no Brasil.

Quando pensamos em carros com motores elétricos, logo pensamos em automóveis extremamente tecnológicos e, muitas vezes, com um preço bem salgado para o bolso so brasileiro.

Diante disso, quais as vantagens de um carro elétrico? Bom, podemos começar essa respostas pelo ponto mais óbvio de todos: sustentabilidade.

O fato de os carros elétricos não usarem combustíveis derivados do carbono faz deles uma excelente alternativa que não agride tanto o meio ambiente como os carros movidos a gasolina ou a diesel, por exemplo.

Além disso, uma outra vantagem muito grande desses carros está no tamanho do seu motor, que é muito menor que o de um carro movido por combustíveis fósseis.

Assim, boa parte do sistema elétrico desses automóveis está no chão, próximo de suas rodas, o que confere maior estabilidade ao carro e, portanto, uma maior segurança ao condutor e aos passageiros.

Quais as desvantagens dos carros elétricos?

Além disso, muitos carros elétricos, como os da Cruise, estão começando a usar algoritmos de inteligência artificial para realizar viagens de maneira autônoma. Isso, no longo prazo, certamente fará as viagens muito mais seguras, embora essa tecnologia ainda precise de uma grande evolução.

Bom, as desvantagens dos carros elétricos são majoritariamente de natureza monetária. Isto é, o maior impedimento atualmente para essa tecnologia é o dinheiro que precisa ser destinado para criar um sistema capaz de manter esses veículos rodando.

Por exemplo, atualmente o Brasil não conta com uma infraestrutura muito desenvolvida para o abastecimento de veículos elétricos em rodovias, por exemplo. Para que isso seja possível, um investimento muito grande será necessário, o que pode inviabilizar a tecnologia por um bom tempo em nosso país.

Além disso, o tempo de recarga de veículos elétricos é bem elevado (principalmente quando comparamos com veículos movidos com combustíveis fósseis, que são reabastecidos em poucos segundos).

E o que podemos falar dos carros híbridos?

É impossível chegar num tempo de recarga próximo ao dos veículos de combustão, por exemplo. Porém, a expectativa é que em algum momento os carros elétricos se tornem como os celulares: que deixemo-nos carregando enquanto dormimos para que possamos usá-lo durante todo o dia.

Bom, os carros de modelo híbrido são uma mistura dos carros elétricos com os carros movidos a combustíveis fósseis. Por não contar apenas com o seu motor de combustão, ele naturalmente será mais sustentável do ponto de vista ecológico.

Além disso, a sua bateria elétrica é recarregada com a frenagem regenerativa presente nesses carros, o que lhes confere uma maior liberdade dos combustíveis fósseis.

Volvo vai vender apenas carros elétricos e híbridos no Brasil

Apesar desses carros serem mais econômicos, a sua potência é menor que a de um carro puramente de combustão, por exemplo. A manutenção desses carros também pode ser um problema, pois ela normalmente é mais cara.

Na terça-feira, dia 18, a Volvo tomou uma medida um tanto quanto inusitada: aboliu a venda de veículos a combustão no Brasil. O país é o segundo lugar onde a empresa adota essa política (o primeiro foi a Noruega).

A medida faz parte da estratégia da empresa para estimular o desuso de carros a combustão pelo mundo. Segundo a própria Volvo, a empresa é responsável por cerca de 40% dos veículos elétricos vendidos no Brasil, o que a animou a tomar a decisão.

A alta direção da empresa na América Latina ainda afirmou que pretende expandir a estratégia para o Uruguai ainda em 2021 e que a meta é fazer a ideia atingir todos os países latinos em breve.

Para que as chances de sucesso aumentem, a Volvo também anunciou que vai instalar mil eletropostos gratuitos no país até o final deste ano, além de disponibilizar a instalação de 300 carregadores em edifícios particulares.

A ação faz parte da estratégia da marca de vender apenas veículos elétricos até o final de 2030 para diminuir a sua parcela de contribuição na poluição do meio ambiente.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here