Após o primeiro semestre de 2021, o segmento de SUVs já teve algumas novidades importantes este ano no Brasil. Dentre elas, o inédito Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass reestilizado, que ganhou um novo motor 1.3 turbo de 185 cv e um interior renovado. Ainda tivemos o lançamento de modelos como o Caoa Chery Tiggo 3X e o Nissan Kicks reestilizado.
Apesar da recente crise causada pela falta de componentes para a produção — com destaque para os semicondutores — que tem afetado a indústria automotiva em escala global, o segmento de SUVs segue em alta, e algumas montadoras ainda preparam novidades para o segundo semestre deste ano. Confira nove SUVs que podem chegar ao Brasil ainda este ano.
Hyundai Creta
Previsto para setembro ou outubro deste ano, o novo Hyundai Creta é um dos principais lançamentos de 2021. Assim como o modelo atual, a nova geração do Creta será feita na fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP). Ele terá um design totalmente novo por dentro e por fora, que será basicamente o mesmo de mercados como o México e a Índia.
Apesar do visual ousado, o Creta nacional deve estrear já com o facelift apresentado recentemente na Rússia. Sob o capô, o SUV da Hyundai deve ganhar a opção de motor 1.0 turbo TGDI que estreou na linha HB20 em 2019. Ele oferece 120 cv de potência e 172 Nm de torque, e deve ser utilizado nas versões topo de linha do novo Hyundai Creta. As demais configurações devem manter os atuais 1.6 e 2.0 já utilizados na geração atual.
Fiat Pulse
O Fiat Pulse será o primeiro SUV nacional da marca italiana. Apresentado na final do reality Big Brother Brasil, o modelo teve o nome oficial escolhido através de uma enquete no site da Fiat. Por fora, o Pulse adota a atual identidade visual da Fiat, e traz faróis com assinatura visual de led e o novo logotipo script da Fiat. Na traseira, o SUV conta com lanternas de led e que invadem a tampa do porta-malas. Por dentro, ele terá recursos como quatro airbags e central multimídia com internet 4G a bordo e o sistema de partida do motor por smartphone.
O Fiat Pulse será o primeiro modelo do grupo Stellantis equipado com o motor 1.0 Firefly turbo flex, que terá em torno de 125 cv de potência. O modelo será construído sobre a nova plataforma modular MLA, uma evolução da plataforma MP1 dos Fiat Argo e Cronos. A nova base conta com uso de aços de ultra-alta resistência e suporte a sistemas de auxílio à condução. O novo Fiat Pulse chegará ao mercado entre setembro e outubro deste ano.
Renault Captur Turbo
O Renault Captur reestilizado será lançado no dia 7 de julho. Dentre as novidades, o Captur ganhará faróis full-led, um novo para-choque e acabamento com pontos cromados na grade frontal. Por dentro, o SUV ganhará materiais soft touch e um acabamento mais refinado. Outras novidades que o novo Captur deve receber são um novo painel de instrumentos digital, novos comandos de ar-condicionado e o novo volante da Renault.
A principal novidade do novo Renault Captur será sob o capô.. O SUV contará com o motor 1.3 TCe flex. Desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, o novo motor oferece 170 cv de potência e 250 Nm de torque. O câmbio será do tipo CVT, e as versões de entrada podem manter o atual 1.6 de 120 cv e 159 Nm de torque.
Jeep Renegade Turbo
O SUV mais vendido do Brasil em 2021 deve ganhar novidades em breve. Depois do Jeep Compass e da Fiat Toro estrearem o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 270 Nm, será a vez do Jeep Renegade. Produzido em Goiana (PE), o modelo pode ser lançado ainda este ano, caso a crise dos semicondutores seja amenizada.
Além do motor 1.3 turbo, o Jeep Renegade deve manter também os atuais motores 1.8 flex aspirado de 139 cv e 189 Nm nas versões de entrada, e o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 350 Nm nas versões topo de linha. Já a versão híbrida 4xe só deve chegar no ano que vem, inicialmente importada.
Jeep Compass Híbrido
Recém-reestilizado, o Jeep Compass ainda guarda uma carta na manga para este ano. A montadora americana pretende lançar uma versão híbrida do SUV no Brasil. Previsto para 2020, o Jeep Compass 4xe foi adiado para este ano por conta da pandemia de Covid-19. A princípio, ele chegará ao país importado, com grandes chances de ser produzido posteriormente em Goiana (PE).
Batizado de Compass 4xe, o modelo com tração nas quatro rodas conta com dois motores, que oferecem potência combinada de 240 cv. Um deles é o motor conhecido 1.3 turbo de 180 cv e 270 Nm do Compass nacional, só que em versão somente a gasolina. Ele fornece tração para as rodas dianteiras, enquanto um motor elétrico de 60 cv e 250 Nm traciona as rodas traseiras.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro
Já flagrado em testes no Brasil, o Caoa Chery Tiggo 8 Pro deve ser mais uma novidade para o último trimestre deste ano. Com novidades no visual e acabamento mais refinado, o Tiggo 8 Pro não será o substituto do atual modelo. O novo SUV de sete lugares deve ser oferecido em uma faixa de preços acima.
Produzido em Anápolis (GO), o Caoa Chery Tiggo 8 Pro deve manter o atual conjunto de motor e câmbio. Outra novidade do modelo será a lista de equipamentos mais recheada. Dentre os itens de série, o novo Tiggo 8 Pro deve trazer oito airbags, bancos com ajustes elétricos e funções de aquecimento ou resfriamento, além de uma nova central multimídia com as funções Android Auto e Apple CarPlay.
Caoa Exeed LX
Embora ainda não esteja confirmado, a Caoa tenta trazer a marca de luxo Exeed para o Brasil. O primeiro modelo da divisão de luxo da Chery será o SUV Exeed LX. O SUV é baseado no Caoa Chery Tiggo 7, mas tem design diferente do modelo da Chery. O interior também é exclusivo, com destaque para o painel de instrumentos e da central multimídia, que contam com 12,3’’ cada. As duas telas formam uma moldura única, parecida com a solução adotada pelos recentes lançamentos da Mercedes.
Sob o capô, o motor será o mesmo 1.6 turbo de 187 cv e 275 Nm que equipa o Tiggo 8, assim como o câmbio automatizado de dupla embreagem que oferece sete marchas. Previsto para o terceiro trimestre do ano, o Exeed LX será concorrente de modelos como o BMW X1 e Audi Q3. Assim como os demais SUVs da Caoa Chery, o Exeed LX também deve ser produzido na fábrica da marca sino-brasileira em Anápolis (GO).
Volkswagen Tiguan AllSpace
Apresentado em maio na Europa, o Volkswagen Tiguan Allspace reestilizado pode chegar ao Brasil até o fim deste ano. Além de modificações no design, o SUV de sete lugares também ganhou mais equipamentos e novidades pontuais no interior. Outra novidade é o pacote de assistências ao condutor IQ.Drive, que conta com funções como estão frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
Importado do México, o novo Volkswagen Tiguan Allspace também terá mudanças na motorização. Além do motor 2.0 TSI de 230 cv e 350 Nm, ele deve ganhar uma inédita versão híbrida, equipada com o motor 1.5 TSI associado a um motor elétrico, para oferecer 245 cv de potência e 370 Nm de torque, números idênticos aos do Golf GTI europeu. O câmbio será o automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas, sempre com tração integral.
Jeep Commander
Com previsão de chegada para agosto deste ano, o Jeep Commander será o terceiro modelo da marca americana produzido na fábrica de Goiana (PE). Com capacidade para sete ocupantes, o Jeep Commander terá grande parte do interior e dos equipamentos iguais ao novo Jeep Compass. Ele será concorrente dos Volkswagen Tiguan All Space e o Caoa Chery Tiggo 8, que também oferecem sete lugares.
Sob o capô, o futuro Jeep Commander também será quase idêntico ao irmão menor Compass. Além do novo 1.3 turbo de 185 cv e 270 Nm, o Jeep de sete lugares também contará com o motor 2.0 turbodiesel, que deve receber modificações para ir além dos 170 cv e 350 Nm oferecidos atualmente. Já o visual externo será inédito, com linhas inspiradas no novo Grand Cherokee.