Pontos históricos decorados, casinhas em estilo enxaimel sendo revitalizadas para, em breve, tomarem a Rua Independência e corte escolhida. Aos poucos São Leopoldo começa a entrar no clima da sua festa da imigração alemã. Em sua 29ª edição, a São Leopoldo Fest ocorrerá de 24 de julho a 1º de agosto em formato híbrido, com algumas atividades com a presença de público e outras virtuais, transmitidas pelas redes sociais da Prefeitura.




Corte da São Leopoldo Fest 2021 foi escolhida na noite de sábado na Sociedade Orpheu

Foto: Thales Ferreira/PMSL


Uma das ações de preparação para o evento aconteceu no último sábado (10) quando foram escolhidas as soberanas da festa. A cerimônia, na Sociedade Orpheu, seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19. No local estavam apenas as 20 candidatas, cada uma acompanhada de dois familiares, dez jurados, além de patrocinadores e autoridades. Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo nas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult) no Facebook.

Desfile

As candidatas desfilaram duas vezes, a primeira em traje de passeio e a segunda em traje de gala. Durante o intervalo o evento contou com o show do Baile do Tupete. Giovana Natiele Gomes, 23 anos, foi eleita a rainha da São Leopoldo Fest 2021. Com ela foram coroadas, ainda, a primeira princesa, Morgana Krebs, 23 anos, e a segunda princesa Cássia Azambuja, 22 anos, além da oma Iselda Barden Rosa, de 73 anos.

A nova rainha da festa, que em sua apresentação se comunicou também pela língua brasileira de sinais (libras) se disse honrada com a escolha dos jurados. “Eu estou muito feliz, é uma grande honra. Só tenho a agradecer a todos que torceram por mim. Tenho certeza de que vamos arrasar”, disse, emocionada, durante o evento.

Caráter comunitário

Em sua fala durante a escolha da corte, no sábado à noite, o titular da Secult, Pedro Vasconcellos, adiantou algumas atrações desta edição do evento, que terá como foco a solidariedade. “A São Leopoldo Fest 2021 terá caráter comunitário. Queremos arrecadar 20 toneladas de alimentos que serão distribuídos a quem mais precisa na cidade”, comentou. “Estamos aqui para construir a ideia de realizar a São Leopoldo Fest de forma híbrida. Terá a presença do público na carreata de abertura da festa, na manhã do dia 24 e nos cines drive-in que iremos fazer. Em algumas das atividades as pessoas vão poder ir de carro e na maioria a gente vai estar transmitindo ao vivo como hoje (sábado) na escolha da corte”, disse.

Conforme o secretário, outras ações estão previstas, como a entrega da reforma do Teatro Municipal e um passeio de barco seguido da encenação da chegada dos imigrantes no Rio dos Sinos, ambos no dia 25. Além disso, estão previstos uma live com Os Fagundes e um ato na Praça do Imigrante para marcar o início das comemorações do bicentenário.

“Vai ter música alemã, vai ter animação, vai ter comemoração, vai sim. E não podemos deixar de fazer isso porque as pessoas precisam de alegria, de uma comemoração cultural bacana”, frisou o secretário.

Enfeites e casinhas enxaimel

Desde a semana passada, alguns pontos históricos, como a Ponte 25 de Julho e a Praça do Imigrante, receberam enfeites nas cores da bandeira da Alemanha remetendo ao marco histórico da chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil em 1824. Também teve início o restauro das casinhas em estilo enxaimel que devem ser instaladas na Rua Independência nos próximos dias. Elas estão sendo pintadas a ainda terão as aberturas e telhados trocados. O processo de restauro está acontecendo por meio da parceria entre a Prefeitura e a empresa Taurus.

Ao todo, são seis casas que, após a revitalização, estarão disponibilizadas na Rua Independência, onde ficarão alocadas durante um mês e abertas de segunda a sábado. Os espaços serão utilizados por empreendedores da economia solidária e entidades benemerentes de São Leopoldo para a comercialização de produtos alimentícios.

Preparação para o bicentenário

“Ainda com o cenário de pandemia, e uma programação virtual, é necessário que façamos este esforço para produzir este clima de São Leopoldo Fest na cidade”, afirma o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel. “Com a decoração da área central da cidade e a colocação das casinhas, vemos que isto é possível. Além disso, trazer para a comunidade este contexto de preparação para o bicentenário da imigração alemã”, destaca.

Gostou desta matéria? Compartilhe!



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here