A Audi anunciou no começo desta semana o novo carro elétrico Audi RS Q e-tron, que será o primeiro da história a competir no Rally Dakar. Para o modelo competir de igual com seus concorrentes, o modelo virá com diversas tecnologias inovadoras e deve estrear na categoria a partir do ano que vem.

O principal desafio que o modelo da montadora encontrará no deserto é a falta de lugar para carregamento, por isso ela criou algumas novidades para fazer ajudar a manter a carga. Uma das principais novidades apresentadas pela Audi é um novo sistema com motor de combustão, que funcionará bastante parecido com um veículo híbrido. 

O carro da empresa virá com um motor TFSI que funcionará em movimento, com isso o Audi RS Q e-tron gerará energia para encher suas baterias quando precisar. Esse motor é altamente eficiente e possui um consumo de apenas 200 gramas por kWh, operando em uma faixa entre 4.500 e 6.000 rpm, sendo capaz de gerar até 50 kW durante a pilotagem.

Créditos: Divulgação Audi

Além da solução para carregamento da bateria, o veículo elétrico da Audi também virá com um sistema de transmissão  totalmente elétrico, com uma unidade de gerador-motor (MGU) equipado no eixo dianteiro e traseiro. Essa tecnologia é a mesma equipada no e-tron FE07, carro de Fórmula E da Audi, mas com algumas modificações tendo que ser feita para o funcionamento no carro de rally.

Também será equipado um terceiro MGU, que é bastante idêntica aos outros dois, mas fará parte do conversor de energia do automóvel, servindo para recarregar a bateria de alta tensão durante a condução. Com isso, o carro poderá dar cargas na sua bateria de 370 quilos e 50 kWh durante as frenagens dos pilotos.

Atualmente o Audi RS Q e-tron vem passando por um período de testes, a fabricante vem trabalhando para deixar o modelo pronto para o próximo Rally Dakar, que começará no dia 02 de janeiro de 2022 na Arábia Saudita. 

Fonte: Audi, The Driven



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here