Como você viu nos especiais que publicamos na edição 439 da revista MOTOR SHOW (leia mais aqui), e aqui no site na última semana, a indústria automotiva jamais ofereceu uma gama tão ampla de opções tecnológicas. Para cada uma delas, destacamos vantagens e desvantagens, e, sobretudo, identificamos o tipo de usuário ao qual são mais adequadas, dos híbridos leves aos carros 100% elétricos. Na primeira parte, mostramos as novas tecnologias dos motores a combustão (leia aqui), que não vão ser aposentados tão cedo. Na segunda, falamos dos híbridos leves (leia aqui). Na terceira, falamos dos full hybrids, os híbridos completos (leia aqui). Na quarta parte, falamos dos híbridos plug-in, ou plugáveis (leia aqui), que são o elo entre os carros com motor a combustão e os carros totalmente elétricos – pois resolvem o problema da “ansiedade da autonomia”. Por fim, chegamos ao carro 100% elétrico (leia aqui). Agora, criamos um “jogo” para você saber qual é o melhor para você.
Mudanças rápidas
Os melhores caminhos para a escolha são resumidos neste “tabuleiro” – que, a partir das necessidades do usuário, o direciona para a melhor solução. É quase um jogo, com inevitáveis simplificações – mas, até certo ponto, pois qualquer escolha errada pode ter consequências negativas na satisfação e no orçamento familiar. Um aviso: nada é imutável, hoje mais do que nunca. Portanto, é fundamental estar sempre bem ligado nas notícias. Clique na imagem para ampliar o tabuleiro em uma nova aba.
Glossário
TCO
Esta é a sigla, em inglês, para custo total de propriedade: um conceito usado nas frotas corporativas, mas com o qual teremos que nos familiarizar para fazer a escolha certa. Na verdade, indica o custo real de aquisição e uso do carro, levando em consideração todos os aspectos: do consumo real — o PBEV é uma boa fonte — aos impostos, da manutenção à desvalorização que ocorre ao longo dos anos.
LEIA MAIS SOBRE CARROS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS:
+Especial de eletrificação: carros elétricos mostram que o futuro virou realidade
+Especial de eletrificação: híbridos plug-in são os mais elétricos dos híbridos
+Especial de eletrificação: full hybrid é o híbrido “de verdade”
+Especial de eletrificação: híbrido leve tem uma “ajudinha” da bateria
+Especial de eletrificação: o futuro dos motores a combustão
+Primeiro elétrico da Fiat, 500e chega ao Brasil por R$ 239.990
+Carro elétrico traz vantagens, mas não é solução mágica
+Avaliação: Hyundai Ioniq 5, um elétrico incrível, é verdadeira revolução coreana
+Teste de consumo: Corolla Cross Hybrid vs. Corolla Cross 2.0
+Audi e-tron vs. Jaguar I-Pace: um comparativo dos SUVs elétricos que adiantam o futuro
+Carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2020: confira o ranking e veja todos os elétricos à venda hoje
+Avaliação: Mercedes-Benz EQA, o GLA elétrico que chega ao Brasil em breve
+Avaliação: Volkswagen ID.4 é o Taos do futuro (e já chegou)