O carro elétrico mais barato do mundo também é o mais vendido na China e, por isso, seria uma questão de tempo até aparecer no mercado um veículo semelhante.
Chama-se Chery QQ Ice Cream, pertence a um fabricante chinês, e é muito parecido com o modelo Wuling Hong Wang, também de produção chinesa.
O Wuling Hong Wang está à venda há 11 meses e, em menos de um ano, a Chery projetou, desenvolveu e executou um modelo que imita na perfeição o elétrico mais barato em o mundo. As semelhanças estéticas são evidentes.
Já no tamanho, as dimensões do QQ Ice Cream são ligeiramente maiores do que o Wuling Hong Wuang, mas ainda assim é um carro muito pequeno. O novo modelo mede 2,98 metros , seis centímetros que o original, enquanto a largura e a altura estão nos 1,50 e 1,64 metros, respetivamente, escreve o site ‘Hibridos y Electricos’.
O novo modelo transporta quatro adultos, já que possui quatro lugares independentes. A parte de trás é dobrável para transportar objetos mais volumosos quando não é necessário transportar quatro passageiros.
O novo modelo utilizará um motor elétrico mais potente, com 20 kW (28 cv), e desta vez a Cherry optou por equipá-lo no eixo traseiro em vez do dianteiro, como ao contrário do Wuling Hong Wuang.
A autonomia rondará os 200 quilómetros totais com carga total, escrevem os meios da especialidade na China. Acredita- se que o preço se situe em cerca de 4.200 euros, cerca de 500 euros mais caro que o concorrente.
As imagens do novo modelo acabaram no site Autoevolution devido ao protocolo de aprovação do país. Este procedimento de homologação é uma fonte comum de revelações de imagens de modelos antes de chegarem ao mercado.