A montadora japonesa Nissan se reuniu com a conterrânea Mitsubishi para o lançamento do seu primeiro Kei Car elétrico previsto para o ano de 2022. O mini-veículo, que ainda não tem nome, será voltado para o uso diário dos japoneses, com autonomia de 200 km de rodagem por carga completa, além de oferecer algumas usabilidades exclusivas.
No aspecto técnico, o novo mini-veículo virá com motor leve de 47 kW e 64 cv de potência, além de uma bateria diária de 20 kWh. Considerando seu papel como utilitário, velocidade e aceleração não são o forte, muito menos o foco do lançamento futuro: o veículo atingirá máximas de 60 km/h, tornando-o proibido de circular em rodovias.
publicidade
Por se tratar de um Kei Car, as configurações de tamanho são o esperado da categoria: 3,4 m de comprimento, 1,4 m de largura e altura de 1,66 m. A bateria do mini-veículo também servirá no modo Vehicle-to-Grid (V2G), que permite usar a carga elétrica do veículo como estação elétrica emergencial em caso de apagões e emergências.
Veículo pode ressuscitar objetivo antigo da Mitsubishi
O Kei Car elétrico sem nome está sendo desenvolvido pela NMKV, um empreendimento conjunto entre a Nissan e a Mitsubishi — a última sendo responsável pelo lançamento do primeiro carro popular neste modelo, o i-MiEv. O pioneiro está sendo descontinuado pela montadora neste mês, então é possível que o novo lançamento siga em seu lugar.
No entanto, o lançamento está sendo baseado no conceito apresentado no Tokyo Motor Show de 2019, o IMk. Apesar de ainda não ter nome, a Nissan já possui faixa de preço estimada para o seu Kei Car elétrico — 500 mil de ienes, ou 23,6 mil reais na conversão de hoje, sem impostos e taxas.
Via AutoEvolution e Nissei Asia
Leia mais:
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!