A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) vai iniciar testes com carros elétricos em sua frota de viaturas a partir de 1º de setembro. Segundo a corporação, serão utilizados duas unidades do Nissan Leaf e uma do BYD I5 que se dividirão em patrulhas de ronda escolar e chamados do 190, mas somente na Zona Oeste da capital paulista, mais precisamente na área do 23º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano).
Segundo a corporação, a escolha por essa região se dá pelo fato de que há uma maior oferta de carregadores para carros elétricos. O principal objetivo da iniciativa é aferir a operacionalidade dos veículos, levando-se em conta as características desses veículos, como tempo de recarga das baterias, resposta na aceleração e sistemas de freios. Também serão avaliadas algumas peculiaridades, como baixo ruído e possível economia em manutenção em virtude da inexistência de vários componentes mecânicos presentes nos modelos movidos à combustão.
Os carros foram cedidos pelas montadoras sem custos ao governo de São Paulo depois de uma audiência civil pública com outras empresas convidadas. Para o projeto, os carros foram completamente adesivados e identificados para o serviço de polícia, além de receberem outros itens comuns às viaturas, como GPS, sinais luminosos, sirenes e radiocomunicação.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Todos os policiais militares que utilizarão as novas viaturas passaram por um curso de instrução nos dias 26 e 27 de agosto, na sede do CPA/M-5. Técnicos das fabricantes transmitiram aos agentes informações detalhadas sobre a tecnologia, normas de segurança e operação dos sistemas internos, além de características de dirigibilidade. Cerca de 90 policiais tiveram o primeiro contato e puderam experimentar os equipamentos.
Ainda de acordo com a PMSP, os testes com as viaturas elétricas vão durar 90 dias. Caso a experiência seja aprovada, a ideia do governo é trocar parte das mais de 20 mil viaturas da frota da corporação por modelos elétricos. Reconhecidamente eficientes e ágeis, esses veículos podem dar aos policiais mais condições de patrulhar a cidade e obter vantagens em operações que demandam velocidade e dinamismo.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.