A fabricante japonesa Honda revelou seus planos para desenvolver uma nova aeronave híbrida-elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), como parte de uma série de tecnologias de próxima geração que estão sendo pesquisadas e desenvolvidas na sede da empresa em Tóquio.

Os detalhes divulgados pela Honda em um anúncio no dia 30 de setembro são escassos, chamando a aeronave de “Honda eVTOL” que será movida por uma “unidade de energia híbrida de turbina a gás”, de acordo com a empresa. Outras novas tecnologias “fora da caixa” que estão sendo pesquisadas pela Honda incluem um robô avatar, pequenos foguetes reutilizáveis e uma parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) para construir um “sistema circulativo de energia renovável na superfície lunar”, de acordo com a empresa.

A decisão da Honda de desenvolver um híbrido em vez de uma aeronave eVTOL totalmente elétrica é impulsionada pelo desejo da empresa de aumentar o alcance apresentado em seu design, que a Honda afirma que seria limitado ao “transporte intra-urbano (dentro da cidade)” devido ao limitações de aeronaves totalmente elétricas.

“No entanto, as aeronaves eVTOL totalmente elétricas enfrentam um problema de alcance devido à capacidade limitada da bateria, portanto, a área de uso realista é limitada ao transporte intra-urbano (dentro da cidade)”, observa Honda em seu anúncio de 30 de setembro. “Para resolver este problema e realizar um transporte interurbano de fácil utilização com maior alcance, a Honda irá alavancar suas tecnologias de eletrificação e desenvolver Honda eVTOL equipado com uma unidade de energia híbrida de turbina a gás.”

O protótipo eVTOL da Honda em teste no túnel de vento. (Honda)

Além da aeronave em si, a Honda deseja desenvolver um sistema de serviço de reserva associado, bem como serviços de manutenção e controle de tráfego aéreo como parte de um ecossistema de mobilidade mais amplo.

Um vídeo que acompanha o anúncio do Honda eVTOL oferece uma visão geral de um serviço multimodal baseado em aplicativo para smartphone que conecta os passageiros a um serviço de porta de carro para eVTOL.

Foi relatado que a Honda pretende realizar testes de voo de seu eVTOL em 2025 com uma meta de certificação de 2030.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here