A Kia do Brasil revelou na última quarta-feira (20) que passará a usar no país seu novo logotipo, que estreou em janeiro globalmente. Porém, a grande notícia foi o anúncio de um SUV híbrido programado para estrear por aqui em novembro. Sua identidade foi revelada apenas hoje: é o Kia Stonic que vai custar R$ 149.990 e ser o primeiro modelo a ostentar o símbolo da marca renovado.
O Stonic é feito sobre a mesma plataforma global usada por modelos como o Hyundai Kona e o Kia Rio. O motor, já homologado para o Brasil, será o Kappa 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta de combustível, capaz de entregar 120 cv e 17,3 kgfm – é o mesmo usado no HB20 e no Creta. Ele será associado a um propulsor elétrico de 48 Volts, sistema conhecido como mild hybrid, ou simplesmente híbrido leve.
Kia Stonic fez sua primeira aparição no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2018 — Foto: Ulisses Cavalcante
Esse pequeno motor elétrico auxilia o carro na redução de consumo. Em velocidades mais elevadas ou trechos de descida, por exemplo, a unidade a combustão desliga rapidamente para poupar combustível e passa a trabalhar somente com o propulsor elétrico.
A energia cinética gerada nas frenagens é enviada para a bateria de 48V, que trabalha em conjunto com um superalternador para aliviar parte da carga de trabalho do motor. Essa bateria é composta por íons de lítio, pesa aproximadamente 15 kg e seu carregamento é feito justamente durante as frenagens. Ou seja, não é carregada em tomadas, como ocorre nos carros híbridos plug-in.
Em comparação com os sistemas Full Hybrid, como o Toyota Corolla Cross, o híbrido leve é muito mais em conta pelo tamanho das baterias. Seu custo reduzido pode ajudar a “popularizar” os híbridos.
Outro modelo da Kia que será lançado no Brasil, mas ainda sem data certa, é o Niro. Esse, de fato, é um híbrido convencional. O SUV é equipado com motor 1.6 aspirado que rende 105 cv e 15,3 kgfm. Já o elétrico é capaz de entregar 44 cv e 17,3 kgfm extras. Combinados, geram 141 cv e 27 kgfm. Lembrando que a potência combinada não é resultado da soma simples das potências dos motores.
Novo Logotipo Kia foi apresentado em janeiro na Coreia, mas só agora chegou ao Brasil — Foto: Divulgação
A Kia também confirmou o lançamento de sete carros elétricos até 2027. O primeiro já foi apresentado em março deste ano, o EV6.
De acordo com a marca, o veículo é capaz de rodar até 510 km com um carga completa. São oferecidos dois pacotes de baterias, de 58 kWh ou 77,4 kWh. Na configuração de maior capacidade, tem versões com motor traseiro de 229 cv, ou com um motor em cada eixo, o que faz a potência aumentar para 325 cv.
Niro testado ainda é o pré-facelift, diferentemente do que será vendido no aqui — Foto: Divulgação
O EV6 é compatível com sistemas de recarga ultrarrápida, de 800V ou 400V, por isso é capaz de atingir até 80% da capacidade total das baterias com apenas 18 minutos de recarga.
Todos os outros lançamentos serão da família “EV” da Kia e podem desembarcar no Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.