O preço alto é um empecilho para o carro elétrico, mas a Geely parece ter a solução. A dona da Volvo lançou na China o SUV compacto EX3. O utilitário é vendido pela marca de elétricos, Geometry. Ela surgiu em 2019 e é exclusiva do mercado chinês. Chama a atenção o preço baixo: 59.700 na moeda local, o equivalente a R$ 51 mil na conversão direta.

Com esse valor de pré-venda, o Geometry EX3 custa quase o mesmo que o Fiat Mobi 1.0 flex, à venda no Brasil por R$ 50.822.

O EX3 traz um motor de 70 kW, energia equivalente a 95 cv, e fornece bons 18,3 mkgf de torque máximo. Já a bateria tem 37,23 kWh, o que rende autonomia para 322 km, mas o número considera o ciclo chinês NEDC. Segundo a marca de elétricos da Geely, em estações de carga rápida recupera-se até 80% da carga em menos de 30 minutos.

Você também vai gostar de

Outro destaque no novo SUV é o moderno sistema de controle de temperatura das baterias. O componente trabalha sempre a 20 graus Celsius, o que torna o seu desempenho regular e eficiente sob qualquer condição climática, seja em lugares quentes ou frios.

Geely/Divulgação

Carroceria e detalhes

A despeito do visual moderno, sobretudo na cabine repleta de detalhes, o Geometry EX3 utiliza a base do hatch compacto Englon SC5-RV, de 2011. Entretanto, com as atualizações – que tiveram uma ajudinha da Volvo – o SUV é praticamente outro veículo.

Está mais alto, com caixas de rodas parrudas e, assim, apresenta formas de utilitário. Tem 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,58 m de altura. Já a distância entre-eixos tem só 2,48 m. Mas o porta-malas leva 500 litros – ou 1.050 l com o banco rebatido.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here