CJ Moore, engenheiro responsável pelo projeto do Piloto Automático da Tesla, o AutoPilot, e que trabalhou na empresa de Elon Musk nos últimos 7 anos e 5 meses, sequer atualizou suas informações no LinkedIn, mas já está de casa nova. Segundo a Bloomberg, Moore foi contratado pela Apple para desenvolver justamente o tão sonhado carro autônomo elétrico da Maçã, popularmente chamado de Apple Car.
O pedido da contratação de CJ Moore teria partido justamente de um outro ex-funcionário de Musk, Stuart Bowers, que trocou a Tesla pela Apple no fim do ano passado. Moore agora se juntaria ao time e se reportaria diretamente a Bowers no tocante ao Project Titan. Se confirmada oficialmente pela Apple, a contratação será tão impactante quanto a de Kevin Lynch, que substituiu Doug Field recentemente, quando o executivo partiu para a Ford.
A Apple, aliás, também já tirou outras peças importantes da Tesla para reforçar o time de seu carro autônomo, além dos já citados Bowers e, agora, CJ Moore. Michael Schwekutsch, que foi vice-presidente de engenharia da Tesla e trabalhou em trens de força, e Steve MacManus, que também foi vice-presidente de engenharia da Tesla, já fazem parte do quadro de colaboradores da Maçã.
Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Críticas a Musk
A saída de CJ Moore da Tesla, segundo a Bloomberg, já era esperada. Isso porque o engenheiro, agora em vias de ser oficializado como um dos novos responsáveis pelo Apple Car teria tido rusgas com Elon Musk. Moore chegou a dizer que as declarações do executivo sobre os carros da Tesla serem capazes de dirigir completamente sozinhos ainda em 2021, ou seja, terem nível 5 de condução autônoma, “não combinavam com a realidade da engenharia”.
Se esse foi o motivo da saída para a Apple, não se sabe, mas fato é que a chegada do carro autônomo elétrico da Maçã parece cada vez mais perto de sair do sonho para se tornar realidade. Curiosamente, as últimas notícias a respeito do Apple Car indicam que ele poderá ter a produção iniciada em 2024 e, caso isso realmente aconteça, seja mesmo um carro elétrico de passeio com sistema de condução autônoma nível 5, ou seja, o máximo de automação da direção do veículo e sem supervisão humana.
Fonte: Engadget, Inside EVs, Bloomberg
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.