Os 50 anos da divisão M da BMW só serão completados em 2022, mas as comemorações já começaram. A fabricante alemã anunciou nesta terça-feira (30) alguns detalhes do carro criado para celebrar a história da preparadora – incluindo o nome, XM.

Achou familiar? A Citroën usou essa mesma nomenclatura em seu modelo mais refinado entre o final dos anos 1980 e 2000.

No caso do BMW, como o nome já adianta, o Concept XM ainda está na fase de conceito, mas com lançamento confirmado para o final do ano que vem. O SUV será produzido apenas na fábrica de Spartanburg, nos EUA, e é o primeiro modelo com desenvolvimento exclusivo da Motorsport desde o lendário M1, de 1978.

Quando chegar ao mercado, o SUV terá disponível apenas uma versão, M. Será também o veículo de rua mais potente já feito pela fabricante alemã.

Aliando um motor V8 4.4 biturbo com um elétrico, o XM tem 750 cv e 102 kgfm de torque. Como primeiro modelo eletrificado de alto desempenho da BMW M, o SUV pode rodar até 80 km usando apenas eletricidade.

Dados de desempenho ainda não foram divulgados, mas devem colocar o SUV entre os mais rápidos do segmento.

O carro baseado no XM Concept será revelado no final de 2022 — Foto: Divulgação

Antes de explicar o design do XM, uma frase divulgada pela própria BMW para definir o visual do novo SUV. “As superfícies incrivelmente esculpidas e as linhas extravagantes criam uma linguagem de design única”.

Se a própria BMW define o XM como extravagante, quem somos nós para discordar. O SUV é um dos conceitos menos convencionais vistos recentemente.

Características típicas da marca alemã, como a enorme grade frontal e as lanternas afiladas estão presentes, mas foram potencializados, beirando o exagero. A versão final deve ter as proporções corrigidas.

Traseira do BMW XM Concept é cheia de vincos e tem quatro saídas de escape — Foto: Divulgação

Os vincos estão por todos os lados, principalmente nas proximidades da coluna C. Ali, deixam a caixa de roda bem demarcada e fazem a junção com a traseira.

O para-choque traseiro é bastante proeminente. Na porção central, há um difusor de ar. São quatro saídas de escape. Todas têm formato trapezoidal, e ficam dispostas em pares.

Cabine usa fibra de carbono e cobre — Foto: Divulgação

A cabine é um pouco menos ousada nas formas, mas não nos materiais. Há couro marrom na maior parte das superfícies. Ele é combinado com fibra de carbono e cobre.

As telas da central multimídia e do quadro de instrumentos aparecem combinadas em um mesmo elemento, que se prolonga por quase todo o painel. O toque de excentricidade fica por conta do teto iluminado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here