A Citroën apresentou nesta sexta-feira (12), seu projeto de crescimento para os próximos 4 anos na América do Sul, chamado de 4All. E a primeira grande estreia – antes mesmo do lançamento do novo C3 – é o Ë-Jumpy, primeiro veículo elétrico que a fabricante vai trazer para o Brasil, e que chega ainda em 2021.
A ideia da montadora francesa é quadruplicar suas vendas no Brasil nos próximos 4 anos. Até o final de 2024, pretende atingir 4% de marketshare no mercado. Para isso, lançará quatro veículos: uma van elétrica e três carros de passeio. O primeiro, o novo C3, chegará no 1º semestre de 2022.
Novo Citroën C3 é um hatch com estilo de SUV e chega no mercado no ano que vem — Foto: Divulgação
Sem revelar mais detalhes sobre o comercial, Vanessa Castanho, diretora-executiva da Citroën na América do Sul, prometeu que ainda esse ano a imprensa terá mais informações sobre a próxima estreia.
De toda forma, o veículo deverá ser similar ao modelo vendido na França. Por lá, a versão de entrada tem bateria de 50 kWh, responsável por entregar até 223 km de autonomia. Já a configuração topo de linha utiliza um pacote de baterias de 75 kWh, que consegue gerar um alcance de até 334 km no ciclo WLTP. O motor entrega 136 cv e 26,5 kgfm e sua velocidade máxima não ultrapassa os 130 km/h.
Citroën Ë-Jumpy consegue carregar 80% de sua bateria em até 45 minutos em uma fonte de carga rápida — Foto: Divulgação
Em postos de recarga rápida (100kW), o Ë-Jumpy leva de 30 a 45 minutos par carregar 80% de sua bateria. Já a recarga feita em wallbox doméstico de 7,4 kW leva de 7 horas e meia a até 11 horas.
Como o Jumpy movido a combustível fóssil, o modelo elétrico está disponível na Europa em três tamanhos: XS (4,60 m de comprimento), M (4,95 m) e XL (5,30 m). Dessa forma, ele possui de 4,6 a 6,6 m³ de volume útil de carga e consegue transportar até 1275 kg. Ainda não foi revelado, no entanto, qual versão e qual tamanho da van virá ao Brasil.
Reposicionamento da marca
Depois de alguns anos amargando um baixo volume de vendas e aposentando alguns de seus produtos, como o C4 Lounge, C4 Picasso e Aircross, a montadora focará em quatro pilares para crescer na região.
Citroën Ë-Jumpy oferece três modos de direção: Normal, Eco e Power — Foto: Divulgação
O plano 4All (uma brincadeira com o termo “para todos”, na tradução) aposta em um plano de inovação acessível, marca sustentável, marca confiável e marca cool. O último pilar, inclusive, reforça que o apelo da Citroën para os próximos anos será no público mais jovem.
Além disso, Vanessa Castanho enfatiza que: “os novos lançamento vão atrás de onde estão os consumidores”. Ou seja, ficarão em uma faixa de preço mais acessível.
Novo Citroën C3 é o primeiro de três carros da montadora que serão lançados no Brasil nos próximos três anos — Foto: Divulgação
Foco na venda e no pós-venda
Por fim, a promessa também está na recuperação da confiabilidade dos consumidores nas montadoras francesas. Para isso, o plano é expandir a rede de concessionarias e elevar os padrões de venda e pós-venda.
Segundo a diretora executiva, até o lançamento do novo C3, marcado para o 1º semestre de 2022, os pontos de atendimento e concessionárias da Citroën subirão de 123 para 170 em todo o Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.