Imagens de registro de patente da BMW na China revelam o visual final do BMW Série 3 com motor 100% elétrico. As imagens divulgadas em sites de notícia pela Ásia mostram que o estilo é marcadamente conhecido pelos fãs do sedã e seguirá da mesma forma com algumas singulares evoluções.
Ainda sem data para ser oferecido, o BMW Série 3 elétrico revelado mostra algumas curiosidades começando pelo estilo. A maior diferença em relação ao Série 3 a combustão e híbrido já conhecidos é a grade com o duplo rim um pouco maior com aro na cinza e outro mais discreto, na cor azul. O conjunto ótico é mais afilado e o para-choque mais esportivo com vincos amplos nas extremidades. Na lateral, nota-se que o perfil superior do sedã onde as baterias devem ocupar a parte inferior do assoalho.
Já na traseira, o para-choque bojudo reforça o visual do carro que mantém as lanternas da atual geração e ganha novos emblemas que falam um pouco mais sobre o carro. “i3 eDrive 35L” é o que se lê na tampa traseira indicando provavelmente o torque ou o motor elétrico. Neste segundo caso ele teria algo como 335cv, conjunto que existe no i4 com tração traseira e suspensão a ar.
No registro chinês o Série 3 mede 4,87m de comprimento, 1,84m de largura, entre-eixos de 2,96m e 1,48m de altura. Isso mostra que a plataforma difere um pouco do modelo atual e também o plano da BMW de centralizar a produção dos elétricos na China onde a capacidade de produtiva é maior.
Vale lembrar que a BMW está na China há 18 anos. O primeiro acordo com a montadora local Brilliance foi celebrado em 2003 por meio de uma joint-venture onde a marca alemã tem 50%, a Brilliance Auto tem 40,5% e o governo chinês é acionista com 9,5%. Em 2009 a BMW inaugurou uma segunda planta local e no ano seguinte já teria 100.000 unidades de capacidade instalada. Em 2013 passou a desenvolver modelos localmente e hoje produz seis modelos sendo quatro automóveis (Série 1, 2, 3 e 5) além do X1 e do X3 na versão a combustão e o elétrico iX3. Já a Brilliance Auto foi fundada em 1992 e tem quatro submarcas locais onde produz oito modelos, alguns usando plataforma compartilhada com modelos BMW.