Um robô chamado Ameca está entre as estreias na Consumer Electronics Show, ou CES, em Las Vegas (Getty Images)

  • CES será realizado presencialmente pela primeira vez na pandemia

  • Carros elétricos e movidos por energia solar ganham espaço no evento

  • Metaverso e robô Ameca também chamam a atenção

Um colete sem fio que conecta as pessoas ao metaverso, uma cadeira de realidade aumentada que permite que as pessoas comprem maquiagem e delineador e um robô alimentado por IA semelhante a um humano estão entre os principais dispositivos revelados na CES Conference desta semana em Las Vegas. Mais de 2.200 exposições serão mostradas no evento, que tem duração de três dias e terá início nesta quarta-feira (05), com público reduzido por conta do novo pico de COVID-19 – que culminou no cancelamento de participações presenciais importantes.

Leia também:

Um CES diferente

Será o primeiro evento CES presencial desde 2020. A conferência, que normalmente atrai mais de 170 mil pessoas e até 4 mil expositores, será reduzida este ano devido à pandemia em curso, de acordo com os organizadores. Entre as empresas de primeira linha que desistiram das festividades deste ano estão pesos pesados ​​da tecnologia como Microsoft, Google, Amazon, Twitter, Meta, Lenovo Group, AT&T, T-Mobile, BMW, General Motores, Waymo e Micro dispositivos avançados. Mas as notícias sombrias ligadas à disseminação da Ômicron não conseguiram diminuir o entusiasmo pelas prévias e eventos de mídia que estavam programados para acontecer no Centro de Convenções de Las Vegas.

Carro movido a energia solar

Quem espera fazer sucesso esta semana é a Mercedes-Benz, que está revelando seu Vision EQXX, um carro elétrico movido a energia solar que a montadora alemã diz que pode dirigir mais de mil quilômetros com uma única carga. A Mercedes, assim como suas rivais BMW e General Motors, cancelou sua exibição pessoal na conferência e revelou o veículo elétrico virtualmente – sem informar, no entanto, quando o novo carro entrará em produção. A ideia é fazer do Vision EQXX um dos veículos elétricos de topo do mercado, incluindo o Tesla Model S Long Range Plus, que dura 646 quilômetros com uma única carga, e o Lucid Air, que pode exceder 830 quilômetros com uma única carga.

Picape totalmente elétrica

A GM também vai inovar, revelando sua picape totalmente elétrica. A CEO da empresa, Mary Barra, falará remotamente na conferência enquanto discute a visão da empresa para seu Silverado EV – veículo que deve estar à venda em 2024, embora a empresa não tenha indicado quanto custará. O Silverado EV tem uma grande bateria que supostamente permite dirigir quase 650 quilômetros com uma única carga, de acordo com Car and Driver.

A CES, que normalmente atrai mais de 170 mil pessoas e até 4 mil expositores, será reduzida este ano devido à pandemia em curso (Getty Images)

A CES, que normalmente atrai mais de 170 mil pessoas e até 4 mil expositores, será reduzida este ano devido à pandemia em curso (Getty Images)

Metaverso

Neste mesmo evento, a Samsung irá revelar sua nova casa virtual “My House” onde os usuários podem entrar em seu metaverso e navegar no menu da empresa de eletrodomésticos e produtos. Um metaverso é uma teia de mundos virtuais tridimensionais que visa promover uma maior conexão social. Ele pode ser acessado por meio de fones de ouvido de realidade aumentada e virtual.

Owo, uma empresa espanhola de tecnologia, vai apresentar um colete sem fio que pode ser usado, dando ao usuário a experiência física de estar conectado ao metaverso. O colete Owo usa tecnologia tátil para empregar vibrações que simulam eventos como ser atingido por uma bola, ser abraçado ou pegar uma bola. O colete está sendo testado com videogames, de acordo com o USA Today. Novos gadgets também farão uso de realidade aumentada, que sobrepõe uma imagem gerada por computador à visão do usuário do mundo real, para recriar uma experiência de compra real.

Conferência CES está sendo realizada pessoalmente pela primeira vez desde o auge do COVID-19 (Patrick Fallon/Getty Images)

Conferência CES está sendo realizada pessoalmente pela primeira vez desde o auge do COVID-19 (Patrick Fallon/Getty Images)

Mais novidades

A PulpoAR, uma startup com sede nos Estados Unidos e Turquia, está lançando uma “cadeira de maquiagem virtual” que permite aos consumidores testar batom, delineador e outros produtos de maquiagem antes de comprá-los online. Asimula, uma fornecedora coreana, apresentará fones de ouvido de realidade virtual, onde os usuários podem experimentar a sensação de estar em um show ao vivo. Vuzix, a empresa com sede em Rochester, Nova York, vai lançar óculos de segurança de realidade aumentada que podem enviar e receber dados e vídeo, incluindo eventos esportivos e jogos. 

Robô Ameca

Uma conferência de tecnologia não estaria completa sem a presença de Ameca, que é anunciado como “o robô em forma humana mais avançado do mundo, representando a vanguarda da tecnologia de robótica humana”. Desenvolvido pela Engineered Arts com sede no Reino Unido, Ameca é “a plataforma de robô humanoide perfeita para interação humano-robô”. O Ameca apresenta “recursos avançados de expressão facial” que permitem “estabelecer um relacionamento instantâneo com qualquer pessoa”.

Ele é equipado com sensores, tecnologia de reconhecimento de rosto, microfones montados em seu ouvido e câmeras fixadas nos olhos. O robô com aparência de vida é capaz de expressar emoções humanas por meio de gestos que transmitem raiva, surpresa, tédio, espanto e curiosidade. Will Jackson, um inventor e roboticista da Engineered Arts, postou um vídeo mostrando Ameca em ação. “Ameca tem uma sensação de‘ espaço pessoal ’e reage de acordo com isso”, disse ao The New York Post.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here