Ao que tudo indica, o futuro da Renault será constituído somente por SUVs elétricos. Isso porque, depois do Mégane, mais um carro clássico da marca francesa se transformará em um utilitário movido a baterias. A vítima dessa vez é a icônica minivan Scénic. Será essa a pá de cal que falta jogar sobre as minivans?
Primeiro carro da Renault produzido no Brasil, a Scénic como minivan existe desde 1996 há quatro gerações. Apenas duas delas foram vendidas por aqui, sendo que a segunda só como importada na versão de sete lugares, a Grand Scénic. Contudo, essa transformação de vida se dará por conta da atual tendência de mercado.
As minivans morreram, isso é fato. Raros serão os casos de modelos nessa categoria que sobreviverão aos SUVs. Prova disso é que a atual geração do modelo da Renault, que ilustra essa matéria, já tem influência dos utilitários. Na próxima encarnação, porém, o SUV Scénic (porque todo SUV é no masculino) vai trocar também o tipo de motor.
Saem de cena as motorizações gasolina e diesel, entra a eletricidade. O Scénic SUV será derivado diretamente do novo Mégane, que também se tornou um SUV. É possível que esse novo modelo se situe como a alternativa sete lugares ao Kadjar e ao Koleos, mas sempre vendido em versão elétrica.
O nome oficial passará para Renault Scénic E-Tech Electric, seguindo a mesma nomenclatura a ser adotada pelo Kwid elétrico e que já é usada na nova geração do Mégane. Segundo informações da revista Auto Express, o Scénic SUV será lançado em 2024. Como o Mégane será vendido por aqui, há chance de o novo modelo também ser oferecido no Brasil.
>>Primeira geração do Renault Duster finalmente sai de linha
>>Renault Mégane vai voltar ao Brasil, mas agora como SUV elétrico
>>Nova geração do Renault Kwid já está em desenvolvimento, mas elétrico