A BMW tem um histórico com os carros elétricos desde 2013, quando o i3 começou a ser fabricado em Leipzig, Alemanha. Não foi o primeiro porque o Nissan Leaf começou a produção em 2010.

A marca alemã vai descontinuar a produção do i3 em julho, mas ao longo deste ano ainda será ofertado no Brasil e em outros mercados. Em 2018 a empresa criou o primeiro corredor elétrico de reabastecimento público na via Dutra e hoje tem mais de 400 pontos de recarga gratuita no País.

Três modelos 100% elétricos completarão o portfólio ao longo deste ano: iX, i4 e iX3. Primeiro lote vendido de 30 unidades do iX chega em abril.

+ BMW apresenta carro que muda de cor

Na apresentação estática, promovida pela BMW, o SUV se destacou pela imponência com largura (1,97 m) equivalente à do X7, altura (1,7 m) do X6 e comprimento (4,95 m) do X5. Entre-eixos de 3 metros e assoalho totalmente plano asseguram amplo espaço para cinco adultos.

Apesar das dimensões externas, o coeficiente de forma aerodinâmica é de apenas 0,25. Para isso nada de rack de teto e maçanetas das portas são embutidas. Também não há molduras nas janelas. Rodas têm de 22 pol. de diâmetro.

Sua estrutura monobloco mescla alumínio e compósito de fibra de carbono. Ainda assim é um carro pesado em razão da bateria. São duas versões, ambas com um motor dianteiro e outro traseiro e tração 4×4 gerenciada eletronicamente.

+ Novo BMW iX é elétrico com autonomia de até 630 km

O xDrive40 pesa 2.365 kg, entrega potência e torque combinados de 326 cv e 64,2 kgf.m e acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 s graças ao torque instantâneo.

Bem mais rápido é o xDrive50. Apesar de massa total de 2.510 kg, os 523 cv e 78 kgf.m permitem ir da imobilidade aos 100 km/h em impressionantes 4,6 s. Suspensão pode ser convencional ou pneumática.

As baterias incluem 10 células compradas de fornecedores, mas o projeto, a montagem e os testes são de responsabilidade exclusiva da BMW.

A bateria do xDrive 40 tem 76,6 kWh de densidade energética, equivalente a nada menos que 8.000 telefones celulares. Alcance de até 425 km no ciclo WLTP. A versão com motor mais potente oferece bateria com densidade de 111,5 kWh e pode rodar até 630 km, nas mesmas condições. Este o maior alcance entre os elétricos com importação oficial.

+ Chinesa NIO apresenta sedan elétrico ET5

O sistema de recarregamento rápido admite potências de 150 kW, para o xDrive40 e 195 kW, para o xDrive 50.

Porém, nem todos os carregadores públicos oferecem estas especificações. Na melhor hipótese é possível repor entre 10% e 80% do nível de carga da bateria em 31 minutos, no primeiro caso e 35 minutos, no segundo caso.

Carregador doméstico padrão de parede, de 22 kW, oferecido pela fabricante, precisa de 10h45m se a bateria estiver totalmente descarregada. Há também um carregador portátil com cabo longo de seis metros para estações externas.

Todos os cabos ficam sob o assoalho do porta-malas que não tem estepe, mas a fábrica aceita fornecê-lo com capa protetora, se o cliente preferir. O volume útil é de 500 litros.

Na frente, ao contrário de outros elétricos, o capô não pode ser aberto para agregar um volume extra. Na oficina é possível retirar o capô, caso necessário. Sob o logotipo frontal da BMW se abastece o esguichador de para-brisa. Se a grade frontal sofrer arranhões, estes desaparecem em segundos ao se utilizar um soprador térmico. 

No interior estão os maiores avanços tecnológicos que a marca conseguiu implantar em um único modelo até hoje, incluindo realidade aumentada e inteligência artificial.

+ Mercedes Classe C300 é exemplo de que sedans não vão morrer

É o primeiro BMW compatível com conexão 5G para celulares que estará disponível nas capitais brasileiras em julho. Atualização dos softwares vem diretamente pela nuvem.

Os botões foram quase todos eliminados numa estratégia batizada de “tecnologia discreta”. Para entrar e sair do carro basta estar com o celular no bolso (só funciona com iPhone e conta Apple, por enquanto).

O que mais chama atenção é o painel com uma grande tela de desenho contínuo. No primeiro segmento, de 12,3 pol., estão os instrumentos de bordo.

No segundo, de 14,9 pol., há uma curvatura em direção ao motorista para controle do sistema multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay e outras configurações, a exemplo dos comandos de voz.

Procurando um Seguro Auto? Faça uma cotação

Uma câmera interna permite tirar fotos dos ocupantes. Também impressiona o sistema de som da Bowers & Wilkins com 30 alto falantes, nada menos de 1.615 W de potência e função 4D.

A BMW estima que 400 modelos iX serão comercializados este ano. Preços: R$ 654.950 (xDrive40) e 799.950 (xDrive 50).

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here