A Ford prepara novidades importantes para os próximos anos. Com planos de vender apenas carros elétricos a partir de 2030 na Europa, a montadora americana anunciou na última segunda-feira (14) que terá sete novos modelos inéditos 100% elétricos até 2024, dentre automóveis de passeio e veículos comerciais. Desse total, dois carros serão feitos sobre a plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen.
“Nossa aliança estratégica com a Volkswagen é um importante elemento do empenho da Ford em oferecer uma linha de veículos totalmente elétricos exclusivos da marca e projetados para atender às necessidades de mobilidade numa Europa moderna, que está liderando a luta contra as mudanças climáticas”, afirma Stuart Rowley, presidente da Ford na Europa. A plataforma MEB já é utilizada pelos carros elétricos da família ID da Volkswagen, incluindo o recém-lançado ID.Buzz, a Kombi elétrica.
O primeiro modelo da Ford utilizando a MEB será um crossover totalmente elétrico. Com porte do segmento médio e capacidade para cinco passageiros, ele deverá sair da linha de montagem do Centro de Eletrificação da Ford em Colônia (Alemanha), a partir de 2023. De acordo com a Ford, o SUV terá alcance de até 500 km e será revelado até o final de 2022.
Originalmente, a Ford havia planejado fazer apenas um modelo baseado na MEB, com um volume total em torno de 600 mil unidades. Com o anúncio de um segundo carro com a plataforma, a montadora americana agora pretende dobrar o volume de produção para 1,2 milhão de unidades num período de seis anos.
Ainda sem revelar muitas informações a respeito do segundo modelo com a plataforma MEB, a Ford adianta que ele será um crossover com visual esportivo. Ele também será produzido na fábrica da montadora americana em Colônia, a partir de 2024. O investimento para a produção de ambos os modelos chega a US$ 2 bilhões (pouco mais de R$ 10 bilhões).
A partir do mesmo ano, a Ford também pretende oferecer versões 100% elétricas do SUV compacto Puma e dos veículos comerciais Transit e Torneo. Eles serão produzidos na fábrica da Ford em Craiova (Romênia). Antes disso, no entanto, a montadora deve lançar no continente europeu o Mustang Mach-E, que também virá ao Brasil. A Ford pretende vender pelo menos 2 milhões de carros 100% elétricos globalmente em 2026 e quer se tornar neutra em emissões de carbono até 2035.