O Subaru Forester e o Subaru XV são líderes de vendas da marca Subaru no País e importados com exclusividade pela Caoa para o Brasil. Além de oferecerem elevados níveis de conforto, dirigibilidade, desempenho e segurança, independentemente do tipo de terreno, agora passam a contar com sistema e-Boxer, que combina as ações do motor boxer, a tração 4×4 Symmetrical AWD e a assistência de um motor elétrico introduzido em sua transmissão.
A citada simetria reside nas semiárvores de tração dianteira e traseira de mesmo comprimento em razão do motor boxer ser longitudinal.
Estes dois modelos também contam com o sistema de condução inteligente SI-Drive, que foi customizado para o e-Boxer para melhor aproveitar os benefícios do motor elétrico.
No Modo S, o motor elétrico é ativado mais cedo durante a aceleração enquanto mantém rotações mais altas do motor boxer para uma melhor resposta de aceleração, tornando o dirigir em estradas sinuosas mais cômodo e agradável. Ainda no Modo S, os níveis da relação do motor elétrico são exibidos no visor multifuncional para que o motorista possa visualizar seu funcionamento.
A importação de modelos híbridos para o Brasil alinha a estratégia global da Subaru com o plano de eletrificação da Caoa, que pretende garantir ao consumidor brasileiro opções com excelente eficiência energética. Como ganho direto, esse consumidor irá contar com menor consumo de combustível e isenção total ou parcial do IPVA em diversos estados brasileiros.
Conjunto mecânico
Os modelos Subaru Forester e-Boxer e Subaru XV e-Boxer são designados como Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV, ou veículo elétrico semi-híbrido), em que o motor a combustão é a principal fonte de potência, com a bateria e o motor elétrico auxiliando-o em certas situações de condução, como no momento que o veículo está estático e começa a se movimentar.
Utilizado nos dois modelos, o motor elétrico resulta em maior potência do que os números do motor a combustão isoladamente e melhora também nos índices de eficiência energética. Especialmente durante a condução com baixa carga e partindo de uma parada, o motor elétrico se destaca proporcionando uma aceleração mais forte e agradável. Além disso, o motor elétrico é relativamente pequeno e leve, o que contribui o baixo consumo de combustível. Este motor elétrico utilizado no e-Boxer gera uma potência máxima de 16,7 cv e torque de 6,7 m·kgf.
O motor a combustão de ambos os modelos é um boxer de quatro cilindros a gasolina de 1.995 cm³ (80 x 90 mm), aspiração atmosférica, injeção direta, 150 cv a 6.000 rpm e 20 m·kgf a 4.000 rpm, taxa de compressão 12,5:1. O câmbio é automático CVT de 7 marchas nos dois.
O suve Subaru Forester e-Boxer e o crossover Subaru XV e-Boxer herdam o desempenho do centro de gravidade baixo e tração integral simétrica especificamente equilibrado. Para manter esta característica, o motor elétrico é colocado próximo ao centro de gravidade do veículo, enquanto a bateria e outros componentes são dispostos abaixo do eixo traseiro, obtendo um centro de gravidade ainda mais baixo e uma distribuição de peso dianteira-traseira mais equilibrada que a do modelo a gasolina. O resultado é ainda mais tranquilidade com suas características de comandos responsivos e superior estabilidade direcional.
O motor elétrico acoplado ao câmbio ajudou a implementar a tecnologia e-Boxer, sem ter que mudar a disposição estrutural básica do trem de força com tração integral, mantendo um desempenho de condução impressionante. Este motor permite dirigir em modo elétrico (EV) em baixas velocidades e fornece assistência motriz em velocidades médias, ajudando a reduzir o consumo de combustível, conservando a característica de veículo que diverte ao ser dirigido.
O motor boxer e o motor elétrico geram potência juntos. A relação de divisão da potência depende da abertura do acelerador e do nível de carga da bateria de alta tensão, e ao dirigir em altas velocidades, em que a eficiência do motor é excelente, o motor elétrico desligado. Já o motor boxer é desligado com carro parado, não fica em marcha-lenta, economizando combustível. Quando o pedal do freio é liberado, o motor elétrico permite que o veículo se movimente para a frente em avanço lento, em baixa velocidade. O motor boxer será ativado conforme necessário em resposta a fatores como necessidade de maior velocidade, uso do ar-condicionado e o nível de carga da bateria.
A regeneração da bateria de íons de lítio se dá quando o veículo dissipa velocidade por si só, na inércia, ou quando o pedal do freio é pressionado. Ela pode também ser recarregada pelo motor elétrico quando este não estiver auxiliando o motor a combustão.
A utilização do sistema e-Boxer garantiu ganhos expressivos para o crossover Subaru XV. Entre os dados informados ao Inmetro e homologados, por exemplo, o Subaru e–Boxer atingiu uma melhora de 19% no consumo urbano, o que irá garantir uma grande mudança de classificação em sua categoria ao passar de D para A.
O Subaru XV pesa 1.574 kg, acelera 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge velocidade máxima de 193 km/h
Forester e-Boxer
O Subaru Forester e-Boxer continua oferecendo um design moderno e robusto e com um interior que oferece uma experiência única aos ocupantes, graças às amplas dimensões, utilização de materiais selecionados e ampla lista de itens de conforto, comodidade, muita tecnologia e conectividade. O modelo recebeu mudanças em sua dianteira e passou a contar com faróis redesenhados com um estilo mais agudo. O para-choque dianteiro ganhou uma pequena área em relevo, abaixo do farol, garantindo um ar mais esportivo e jovial ao design frontal, além de salientar o desenho da moldura dos os faróis de neblina. O grande destaque fica para a nova grade com o reposicionamento do tradicional emblema-logotipo das seis estrelas.
Agora, com a introdução do motor elétrico, o Subaru Forester e-Boxer ganhou 16% em eficiência energética, passando de 2,04 para 1,72 megajoules por quilômetro (MJ/km).
Também entre os dados informados ao Inmetro, o Subaru Forester e-Boxer atingiu uma melhora de 11% no consumo urbano, garantindo classificação A na sua categoria.
Outra tecnologia para atingir os números de consumo mais baixos foi a introdução da grade ativa sob controle eletrônico, que abre ou fecha automaticamente a passagem de ar pelas suas aletas. Isso se dá em função da velocidade do veículo e da temperatura do liquido de arrefecimento do motor, sendo, portanto, um importante elemento de aerodinâmica.
Outra importante mudança no Forester é a quarta geração ainda mais tecnológica e eficiente, do EyeSight, sistema de condução assistida que por meio de câmeras estéreo proporciona um campo de visão significativamente maior, além de um novo software de reconhecimento de imagem. O desempenho da assistência à frenagem também evoluiu, e os dados internos que fornecem suporte para evitar colisões foram ampliados.
Nesta nova versão as seguintes funções foram aprimoradas, frenagem de pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, centralização na faixa de rolamento, alerta de saída de faixa, além da adição da direção autônoma de emergência, responsáveis por tornar o dirigir ainda mais seguro.
O Subaru Forester e-Boxer conta com o sistema de monitoramento do motorista que verifica o seu comportamento para alertar fadiga excessiva e/ou falta de atenção. Também permite o reconhecimento facial de até cinco motoristas, ajustando automaticamente as configurações individuais das posições do banco, dos espelhos externos, do ar-condicionado e do computador de bordo.
O suve Subaru Forester e-Boxer pesa 1.672 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos e atinge velocidade máxima de 188 km/h.
O Subaru Forester e-Boxer oferece a tranquilidade e segurança dos cinco anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem.
O suve Subaru Forester 2-L e-Boxer já está sendo comercializado com preço público sugerido de R$ 223.900, e o crossover Subaru XV 2-L e-Boxer chega ao Brasil com preços públicos sugeridos a partir de R$ 193.900.
BS