Pelos próximos 30 dias, o transporte coletivo de Jundiaí passa a contar com um ônibus elétrico em sua frota. O período de teste, que teve início nesta quarta-feira (6), tem como objetivo compreender os benefícios da eletrotecnologia no transporte de passageiros e o desempenho do veículo na topografia da cidade.

Cem por cento elétrico e com autonomia para rodar a 250 quilômetros, o ônibus não emite nenhum tipo de poluente no ar e não causa ruídos, além de ser servido por sistema de ar condicionado. O veículo foi cedido pela empresa BYD Brasil de Campinas, sem custo para o município. O carro foi apresentado para o prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado de gestores e técnicos do município, na manhã desta terça-feira (5), no Paço Municipal.

O prefeito destacou que Jundiaí tem um plano de redução da emissão de carbono e a troca da matriz de combustível fóssil por energia limpa e renovável. Os ônibus elétricos estão previstos para serem incluídos na nova concessão do transporte público, que será aberta no ano que vem.

“Será uma exigência para a empresa que for desenvolver o trabalho em nossa cidade que parcela dos ônibus sejam elétricos, pois é esse o caminho que a humanidade está trilhando: um futuro que pense no bem-estar comum com investimentos em sustentabilidade”, explicou. “Na Cidade Inteligente que Jundiaí está se tornando, a tecnologia tem de estar a favor do serviço público e, por extensão, melhorando a vida das pessoas.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here