Este BMW 1602, conhecido também como Elektro-antrieb, completa agora 50 anos de idade. Este foi o primeiro automóvel 100% elétrico da marca alemã, feito em 1972, a propósito dos Jogos Olímpicos de Munique.
Para quem pensava que os veículos movidos a eletricidade são coisa do presente, este BMW 1602 é a prova do contrário. Ainda assim, apresenta muitas diferenças para os elétricos de hoje em dia.
Não foi produzido em série e conta com um motor elétrico de 43 cv de potência. Este, além de acionar o eixo de transmissão e de dar potência às rodas traseiras, funcionava como gerador. A travagem já era regenerativa e servia para recarregar parcialmente as baterias escondidas sob o capô. Quanto às baterias, como não existiam de iões de lítio em 1972, o carro foi equipado com uma dúzia de baterias de chumbo-ácido com capacidade total de 12,6 kWh, semelhantes às utilizadas para acionar os equipamentos elétricos do veículo.
A autonomia nunca foi revelada, mas rumores afirmam que estaria próxima de 60 km. O que se sabe é que todas estas baterias adicionaram um peso extra de 350 kg no eixo dianteiro do BMW 1602. Com uma velocidade máxima de 100 km/h, este elétrico cumpria uma velocidade dos 0 aos 100 km/h em 8,0 segundos.
Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!