Chevrolet Corvette C8.R pode servir de inspiração para o estilo do ZR1 (Foto: Divulgação)

O Chevrolet Corvette sempre foi uma opção mais barata que superesportivos da Ferrari. A última geração se aproximou dos concorrentes europeus ao se tornar um carro de motor central-traseiro. Mas a coisa vai ficar ainda mais séria com a introdução da versão ZR1 do Vette.

Tradicionalmente, o ZR1 é o Corvette mais endiabrado, mas o novo promete extrapolar os resultados do antigo. Segundo a revista norte-americana Motor Trend, o Chevrolet terá mais de 900 cv. Um novo V8 supercomprimido está nos planos e pode ter litragem entre 4.2 e 5.5 litros. 

Só não sabemos ainda se será derivado da motorização 5.5 aspirada do Corvette C8.R (fotos da matéria), versão de corrida da nova geração. Como o oito cilindros de pista é pouco suave, talvez ele seja muito cruel para o dia a dia. E o objetivo é que o ZR1 não seja um monstro que só é capaz de andar nos autódromos.

Um enorme aerofólio como do C8.R também será usado no ZR1 (Foto: Divulgação)

Voltando ao motor, os 900 cv não chegam a ser o dobro de cavalaria da oferecida pelo Stingray 6.2 V8 tradicional e seus 490 cv, mas pode chegar bem perto. O torque de 65 kgfm pode ser ampliado para algo além dos 100 kgfm. Não parece ser uma sandice, pois o ZR1 atual já tem 750 cv e 98,9 kgfm. A patada é extraída de um 6.2 supercharged. 

Certamente o desempenho sobrará para enfrentar a Ferrari 488 GTB e sua sucessora. A máquina italiana tem motor V8 3.9 turbinado de 670 cv e vai de zero a 100 km/h em 3 segundos e alcança a velocidade máxima de 330 km/h. Vale lembrar que o ZR1 de sétima encarnação chega aos 340 km/h!

A mágica está no uso de um sistema híbrido auxiliar. À maneira de alguns rivais, o ZR1 terá um motor elétrico entre o motor e a transmissão. Ele será responsável por suprir boa parte dessa potência e, de quebra, dar uma bela incrementada no torque.

Para fazer toda essa fúria chegar às rodas sem enlouquecer o controle de tração, o ZR1 também terá outros dois motores elétricos na parte frontal. Ou seja, será o primeiro Vette de tração integral.

Além disso, cada um desses propulsores vai acionar umas das rodas dianteiras. Isso dá a possibilidade de vetorar a força entre elas. Na hora de abordar uma curva, por exemplo, a roda interna da frente pode ser refreada para deixar a externa fechar melhor a trajetória.

Chevrolet revela novo Corvette ZR1 (Foto: Divulgação)

A saída das curvas será igualmente insana, uma vez que a tração integral permite uma aceleração bem mais segura. É basicamente o que a Porsche fez com o 918 Spyder, seu último hipercarro (confira o teste do modelo de 987 cv).

Claro que a aerodinâmica será uma das grandes responsáveis por pregar o ZR1 no chão. Spoilers serão exclusivos e um enorme aerofólio vai pressionar o supercarro contra a pista.

Z06 continua como versão intermediária

Como de costume, o Corvette também terá uma versão entre o Stingray e o ZR1, chamada de Z06. A Motor Trend afirma que o carro será equipado com um V8 de virabrequim plano, o que permite uma escalada de giros muito mais rápida do que um oito cilindros convencional. A cavalaria vai superar os 659 cv do carro de sétima geração.

Chevrolet Corvette Z06 2015 (Foto: Divulgação)

O motor será a base do desenvolvimento do ZR1. Ou seja, nenhum dos dois utilizará o 6.2 aspirado do Stingray de entrada. Vale tudo para alcançar e ultrapassar os rivais europeus. E por um preço que será pelo menos duas vezes menor do que o de uma Ferrari.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here