Anuncie seu carro na Mobiauto 

É a partir dessa matriz que surgirá na Índia, em julho deste ano, um inédito utilitário esportivo desenvolvido em parceria com a Maruti Suzuki. Seu código de projeto é o D22 e protótipos ainda com alto nível de camuflagem vêm sendo flagrados aos borbotões no país do sul da Ásia.

Segundo informações da imprensa local, seu nome como modelo de produção pode ser (respire fundo) Hyryder. “Rider”, na tradução do inglês, significa coisas como passageiro, viajante ou cavaleiro, enquanto “Hy” seria uma referência ao fato de que o modelo já nascerá híbrido, com opção 1.5 MHEV (híbrida leve) de 103 cv ou 1.5 HEV (híbrida plena) de 116 cv. 

Leia também: Novo SUV anti-Renegade da Toyota é visto na Índia. Será que vem ao Brasil?

Investimento ainda em estudo

Essa informação nos é importante, porque a Mobiauto pode afirmar que o segundo SUV nacional da Toyota deve nascer exclusivamente híbrido, porém trazendo o motor 1.8 híbrido flex de 122 cv aliado ao câmbio eCVT (o mesmo a ser usado pelo SUV 1.5 HEV indiano), mantendo o 2.0 Dynamic Force flex reservado à família Corolla.

Será, então, que teremos o Hyryder no Brasil? As possibilidades são boas, visto que o projeto D22 nascerá para brigar justamente com modelos como Hyundai Creta e VW T-Cross – que na Índia se chama Taigun. E, como o finado Etios nos ensina, a Toyota do Brasil já aproveitou outros projetos indianos em nosso mercado.

Porém, enquanto o novo SUV deve ser apresentado por lá nas próximas semanas, chegando às lojas até o fim deste ano, por aqui o lançamento não ocorrerá antes de 2024, podendo ficar até para 25. 

Leia também: Avaliação: Toyota Corolla Cross, será que estamos sendo justos com ele?

Isso porque a fabricante ainda estuda e negocia um novo plano de investimentos local para produzi-lo. Pandemia, crise de fornecimento de matérias-primas e até a extinção ou prorrogação da lei que concede subsídios fiscais a montadoras instaladas no Nordeste e no Centro-Oeste brasileiro, prevista para durar justamente até 2025, são entraves a essa decisão.

Vale lembrar que com o Etios o cronograma foi similar: foi apresentado na Índia em meados de 2010, mas só chegou a terras brasileiras dois anos mais tarde. Se tudo der certo, o anúncio do aporte em Sorocaba para produção desse novo SUV (quiçá o D22), com possível nacionalização do conjunto motriz híbrido flex, deve ocorrer até o ano que vem.

Imagens: rushlane.com

Você também pode se interessar por:

Novo Toyota Corolla será mais forte e terá telas digitais antirreflexo
Avaliação: Toyota Corolla híbrido flex é econômico como 1.0 com etanol
Nova Toyota Hilux chutará o balde com motores híbrido e V6 de 310 cv
Toyota Corolla: os principais problemas, segundo os donos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here