A Lamborghini confirmou nesta semana que está trabalhando no desenvolvimento de um novo carro crossover elétrico como parte dos planos da companhia de seguir apostando na eletrificação dos seus veículos, tanto com opções de híbridos plug-in quanto também com modelos 100% elétricos.

De acordo com as informações que foram reveladas pelo CEO da empresa, Stephan Winkelmann, a maioria dos clientes estão agora “preparados” para mudar primeiro para supercarros e SUVs com motorização híbrida híbridos para só depois entrar de cabeça nos carros 100% elétricos.

Por enquanto o CEO ainda evita falar uma data específica para que toda a matriz seja 100% elétrica. Essa decisão ainda deve depender especialmente de uma decisão oficial da União Europeia em relação aos fabricantes de supercarros, que poderão ganhar mais alguns anos para cumprir a regulamentação de emissões de 2035 em relação aas outras montadoras.

“O primeiro objetivo é lançar dois carros elétricos até 2030. Ainda temos tempo para decidir se manteremos alguns dos motores térmicos vivos ou se mudamos completamente para elétricos. Naturalmente, cumpriremos o pronunciamento do Parlamento Europeu, mas também temos que considerar outros mercados em todo o mundo. Mais uma vez estamos acompanhando a situação de perto, não será uma decisão fácil de tomar”, afirmou Winkelmann.

Nesta mesma entrevista, o CEO da empresa confirmou que o primeiro modelo elétrico da companhia será um crossover, que deve ser um modelo 2+2 com formas inspiradas no conceito Estoque de 2008. O carro deve ser lançado oficialmente como um modelo de produção apenas em 2028.

Depois disso, a montadora deve se concentrar no lançamento da 2ª geração do modelo Ureus, que será apenas elétrica. Outros modelos, como Huracan e Aventador, que são considerados como fundamentais dentro do portfólio da companhia, ainda devem demorar mais para ganha versões completamente elétricas, devendo receber antes versões híbridas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here