Chamado de “Baby Jeep” ou “Jeepster”, o pequeno crossover elétrico da marca americana teve nova imagem revelada pela Stellantis na Europa.
Esperado para o próximo ano, o menor carro da Jeep será construído na Europa e terá a plataforma modular elétrica e-CMP, oriunda do ramo francês da Stellantis.
Pronto, o pequeno aventureiro apareceu em uma imagem de arquivo da Stellantis com sua proposta de eletrificação.
Contudo, como Carlos Tavares sabe que todos os ovos não podem estar na mesma cesta, o novo crossover da Jeep também deverá ter uma versão a combustão, o que o aproximaria de mercados como o nosso.
Trata-se de um conjunto híbrido leve, ou seja, MHEV, que seria certamente traduzido como o motor Firefly 1.5 Turbo, porém, o congestionamento de motores na Stellantis dará passagem para outro.
Nesse caso, uma versão atualizada do EB 1.2 Puretech Turbo, trabalhando com um propulsor elétrico pequenino.
Até agora, o ramo italiano usa o Firefly 1.5 Turbo tem 130 cavalos e 24,5 kgfm na perua Fiat Tipo SW, adicionando ainda um motor elétrico no lugar do alternador, entregando mais 20 cavalos nesse MHEV.
Essa mecânica difere daquela usada no Jeep Compass 4xe, por exemplo, que tem o conhecido 1.3 Turbo de 180 cavalos, sendo agora a base para os próximos hibridizados da marca.
De volta ao Jeepster, o mesmo acabará sendo feito na França, Eslováquia, Espanha ou Marrocos.
Num conjunto francês, o Jeep terá assim outro rendimento com esse propulsor MHEV, o que o diferenciaria de outros produtos da Stellantis.
Já a versão elétrica não tem muito segredo, com propulsor de 136 cavalos e 26,5 kgfm, o jipinho elétrico teria bateria de 50 kWh com autonomia entre 320 km e 350 km.
Contudo, existe ainda um detalhe interessante, pois, como todo modelo da Jeep, teria de ter opção de tração AWD.
Os franceses da Stellantis deverão entregar esse modelo da Jeep com algum motor elétrico extra no eixo traseiro, que precisaria ter uma suspensão nova, pois, a CMP não foi projetada a para iso.
[Fonte: FCE]