A Xiaomi é uma das gigantes da tecnologia a investir pesado no projeto de um carro elétrico próprio, com a empresa pretendendo gastar US$ 10 bilhões no desenvolvimento do veículo. Mas devido a diversas empresas dessa área fracassarem antes da fabricante de smartphones, ela pode encontrar problemas com órgãos regulatórios, que estão cobrando novos documentos da fabricante.

Como apontado pelos portais Bloomberg ArenaEV, recentemente a indústria de veículos elétricos cresceu bastante na China, mas diversas empresas foram surgindo e falhando em lançar seus modelos de carros, com até empresas grandes do país passando por esses problemas. Por causa disso, as autoridades começaram a intensificar a aprovação para novas empresas entrarem no empreendimento automotivo.

Por causa disso a Xiaomi, que supostamente iria apresentar seu modelo nas próximas semanas, teve que apresentar documentos adicionais sobre seu projeto, além de provas do seu know-how tecnológico. O problema para a gigante chinesa é que a avaliação desses novos documentos podem demorar meses, com o governo podendo solicitar novos papéis ou até recusando o projeto de US$ 10 bilhões, fazendo que a empresa tenha que recomeçar o pedido de aprovação.


Carro da Xiaomi lançado em 2019 com a montadora chinesa Bestune | Créditos: Divulgação Bestune

Infelizmente para a dona das marcas Redmi e POCO, como apontado pelo ArenaEV, enquanto ela está esperando a aprovação das autoridades, as suas principais concorrentes estão avançando cada vez mais em seus projetos.

Todo o processo de pesquisa e desenvolvimento do primeiro carro elétrico da Xiaomi supostamente já estava pronto, com apenas o processo de design sendo finalizado para o modelo estar pronto. Agora a empresa terá que esperar os órgãos governamentais liberarem a sua licença antes de começar a produção em massa do veículo.

Atualmente a gigante chinesa já contratou 1.000 funcionários para a sua divisão automotiva, com diversos terrenos comprados para abrigar as suas novas fábricas. A expectativa da empresa era começar a vender o seu primeiro veículo elétrico a partir de 2024, mas esses problemas com as autoridades podem acabar impossibilitando isso.

Fonte: ArenaEV, Bloomberg

…..

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here