A fabricante chinesa de carros elétricos Wuling, parceira da GM, lançou seu primeiro veículo híbrido, o Asta HEV. A novidade vem equipada com sistema híbrido eletromagnético DHT (Dedicated Hybrid Technology — sistema de motorização híbrida, em tradução direta) e adota uma arquitetura paralela em série de dois motores P1+P3. O modelo promete consumo de combustível de 4,6 litros a cada 100 km em deslocamentos urbanos.
A versão híbrida do Asta — que se encaixa na categoria de SUVs compactos — conta com um design na cor azul-polar e o logotipo com a sigla “HEV”, exclusivo para os futuros veículos híbridos da Wuling. Além disso, o carro também vem equipado com uma nova versão do sistema operacional Ling OS da Wuling.
A Wuling já afirmou anteriormente que o DHT tem uma eficiência geral de 98% e uma embreagem eletromagnética inteligente controlada eletronicamente que não passa pelas perdas no processo de transferência de óleo nem por perdas por fricção da embreagem convencional. Em termos de potência, o Asta híbrido vem equipado com um motor de ciclo Atkinson com potência máxima de 100kW e uma eficiência térmica máxima de 4,1% que traz mais estabilidade e potência, além de tornar o carro mais silencioso, eficiente e econômico.
O motor de acionamento possui um torque de 320 Nm e uma eficiência máxima de 97%. Ao mesmo tempo, o carro também conta com um tempo de aceleração de 0 a 60 km/h em 3,23 segundos e uma bateria ternária de íons de lítio que atinge uma autonomia máxima de 1.100 km.
Em relação à aparência, o veículo vem equipado com um volante multifuncional de três raios, faróis LED automáticos, rodas de liga de alumínio de 18 polegadas e um grande teto solar panorâmico. O interior do novo carro adota um esquema de cores escuras e claras e elementos cromados.
O Asta também é conhecido no mercado chinês como Wuling Xing Chen, modelo apresentado pela primeira vez em 2021 e que faz parte da nova estratégia de expansão internacional da marca chinesa. Atualmente, o Asta conta com seis versões, incluindo a nova versão híbrida.
O preço do veículo ainda não foi anunciado pela marca, porém ele está disponível para pré-encomenda no app exclusivo para proprietários de carros da marca.
Trending no Canaltech: